O processo de iniciar uma empresa pode ser considerado um dos passos mais difíceis da jornada empreendedora, pois qualquer deslize pode ser o fator decisivo entre o sucesso ou, simplesmente, o fim precoce de uma empresa e de um sonho.
E um dos erros mais comuns entre os iniciantes é a falta de reserva financeira. Ignorada por muitos, ela pode ser a responsável por sustentar a sua empresa principalmente nos momentos ruins do mercado. Mas, você sabe o que é uma reserva financeira? Como construí-la e para que usá-la?
Segundo Renan Kaminski, CMO e sócio da 4blue, “a reserva financeira é um dinheiro guardado para possíveis emergências que possam acontecer na empresa, sejam instabilidades de mercado, queda no fluxo de vendas ou a substituição de um produto importante da empresa. Esse capital deverá ser usado para cobrir gastos que não estavam previstos no orçamento e que podem ser determinantes para o futuro do negócio.”
Importante diferenciar que reserva financeira e capital de giro não são a mesma coisa. O último tem por intuito pagar as despesas e dívidas a curto prazo sem ter que envolver financiamentos ou empréstimos a terceiros, e esse valor varia de acordo com as despesas mensais, sendo recomendável ter capital suficiente para manter a empresa por até 12 meses. Enquanto isso, a reserva financeira cobre apenas gastos emergenciais.
Ainda de acordo com a equipe de gestores da 4blue, o processo inicial de uma empresa é sem sombra de dúvida o mais problemático, devido a constante insegurança e incerteza se a companhia irá realmente “andar com as próprias pernas”, sendo assim, é importante a criação da reserva financeira de maneira consciente para evitar danos maiores no futuro.
“A dica para quem ainda não tem nada guardado é separar 80% do lucro líquido todo mês até que o valor seja capaz de cobrir o gasto fixo da sua empresa por, pelo menos, 4 meses. Guarde esse dinheiro em uma conta separada e preferencialmente em uma aplicação de alta liquidez. Após conseguir o valor de 4 meses, continue sempre guardando, mas aí o empreendedor pode guardar apenas 20% do lucro”, afirma Renan Kaminski.
Vale lembrar que a reserva financeira é o antídoto universal contra toda e qualquer crise, portanto dê prioridade para ter esse dinheiro guardado.
Acompanhe a 4blue nas redes sociais:
https://www.instagram.com/4blueoficial/
https://www.youtube.com/c/4blueGestao
https://4blue.com.br/blog/

Imprensa Concedida por: Roberta Nuñez – https://instagram.com/rnassessoriaimprensa