Com programação marcada para Outubro, o festival estará mais eclético e interativo, tanto nas atrações culturais e musicais, quanto na gastronomia e estilos de chope
Fundada em 2017 pelo empresário Walter Cavalheiro, a São Paulo Oktoberfest é um evento cultural e gastronômico que incentiva a amizade entre a comunidade alemã e brasileira.
Sua origem vem da festividade ocorrida em Munique, na Alemanha, que teve início no século XIX, a partir do casamento do rei Ludwig I, com a princesa Theresa de Sachsen-Hildburghausen em um parque longe do centro, batizado como Theresienwiese, em homenagem a noiva. Com a emigração dos alemães, a festa popular germânica se espalhou por diversos países.
A tradição recriada em São Paulo por Walter Cavalheiro, atualmente se encontra na 6° edição, realizada pela segunda vez no Complexo do Ginásio do Ibirapuera, entre os dias 6 e 22 de outubro. Dispondo de pratos da gastronomia típica germânica, entre outras opções como food trucks, chopes tradicionais e artesanais, o público vivenciará shows mistos de rock, sertanejo, pagode, forró, axé, reggae e as tradicionais bandas típicas.
Conhecida como uma festa para toda a família e que reúne diversos grupos de amigos, num ambiente seguro e de muita descontração, a São Paulo Oktoberfest oferece ao público uma experiência única dentro da cultura, gastronomia, bebidas, músicas e danças típicas do país europeu.

As roupas típicas germânica
O traje feminino chamado de Dirndl, consiste basicamente em uma blusa branca, um vestido estilo camponesa, um corpete bem cintado e um avental. Uma opção para os dias de frio é a inclusão de um casaco.
Já os acessórios típicos do país são os cordões, pulseiras, e, na cabeça, uma tiara de flores ou chapéu. Nos pés, as opções ideais são os saltinhos, uma sapatilha ou uma bota.
Para entregar se estão solteiras, casadas ou noivas, as mulheres utilizam um laço com amarrações específicas. A amarração para o lado esquerdo da cintura indica que a mulher é solteira, já para o lado direito, significa que ela está comprometida. Quando o laço está amarrado para trás, pode significar tanto que a moça é viúva, quanto sobre sua profissão como garçonete.
No caso dos homens, a Lederhose consiste em uma calça ou short de couro, normalmente preto ou marrom, suspensório e uma camisa de botões branca ou quadriculada. Como acessório, eles podem usar o Charivari, uma corrente na região da cintura com medalhas, dentes de animais ou talismãs.
Também é tradição o uso de uma proteção na batata da perna que se chama Lofer. O sapato pode ser mais ou menos formal, a depender do evento realizado, utilizado junto a uma meia comprida caso não utilize o Lofer.
Serviço
Data: 06 a 22 de outubro
Local: Complexo Ginásio Ibirapuera
Mais informações: https://saopaulooktoberfest.com.br
Ingressos: Ticket360 (em breve)
Redes Sociais:
Assessoria de Imprensa: RN Assessoria Imprensa