Em alusão ao dia do jornalista comemorado no último dia 7 de abril, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) homenageou os jornalistas acreanos em sessão solene, nesta sexta-feira, 14, em Rio Branco, com agraciamento especial da gestora da Secretaria de Comunicação do Acre (Secom), Nayara Lessa, e de equipes de profissionais da imprensa acreana.
Foram homenageados no plenário os jornalistas que atuam como repórteres, assessores, fotógrafos, cinegrafistas, radialistas entre outros profissionais que cumprem as demandas do rádio, televisão e internet no setor público e no setor privado de comunicação.
Homenageada especial durante a sessão, a Secretária de Comunicação do Acre (Secom), Nayara Lessa, prestou saudações aos colegas jornalistas durante momento de fala na tribuna. “É uma grande responsabilidade e alegria estar aqui hoje com tantos colegas que tenho respeito e admiração. Cresci lendo, ouvindo e assistindo muitos de vocês”, saudou a gestora da Secom.
Em sequência, a Secretária de Comunicação falou sobre o importante papel dos profissionais da imprensa e comunicação na divulgação de informações de qualidade à população e destacou, em especial, as equipes que atuam no Sistema Público de Comunicação do Estado do Acre.
“A comunicação está presente em tudo e o sistema público tem a sua relevância nessa função. O jornalista desempenha um papel crucial na manutenção da democracia e na proteção dos direitos, para ajudar a construir uma sociedade mais justa e inclusiva”, destacou Nayara Lessa.
O deputado estadual Afonso Fernandes, autor do requerimento para a sessão solene, cumprimentou a todos os presentes e, em tribuna, enfatizou que “comemorar o dia 7 de abril é significante porque procuramos representar da melhor forma possível o nosso estado. O desempenho dos jornalistas é crucial pra manutenção da nossa democracia como um todo, para a sociedade acreana, brasileira e internacional”, ressaltou.
Além do momento de homenagem, tiveram momentos de palavra na tribuna os jornalistas Edvaldo Souza, Jane Vasconcelos, Antônio Klemer, Ayres Rocha, Nilda Dantas, Luís Carlos Moreira Jorge, e o defensor público Celso Araújo, representando a Defensoria Pública do Estado do Acre.
Na ocasião, foram levantadas questões inerentes ao exercício da profissão do jornalista como o reconhecimento do diploma e registro e a valorização dos profissionais com salários condizentes com a profissão.
Sobre a valorização dos profissionais, a gestora da Secom, Nayara Lessa, ressaltou que “o governo não se isenta da sua responsabilidade” e que já há “projeto para a Rádio Difusora Acreana e o Sistema Público de Comunicação na Casa Civil, e que logo deve chegar à Aleac”, enfatizou a gestora da Secom.