A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Estado do Acre, por meio do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), realizou na manhã desta segunda-feira, 17, a aula inaugural do Curso Operacional Integrado (COI), na sede do Tribunal Regional Eleitoral do Acre (TRE-AC).
O curso visa uniformizar práticas operacionais comuns das instituições que compõem o Sisp, tendo uma carga de 60 horas, apresentando formas de abordagem a veículos e pessoas, armamento, munição e tiro, técnicas de uso de algema, sobrevivência policial e palestras.
“A segurança pública se fortalece com a realização desse curso. O COI possibilita a integração e o nivelamento das instituições em defesa do estado”, destacou o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia.
O COI foi criado em abril de 2020 e tem atualmente 1.551 operadores de segurança formados, sendo essa nova fase composta por duas turmas com 50 alunos, que atuarão no aperfeiçoamento e na implementação de ações integradas, tendo o objetivo de obter resultados efetivos na área de segurança.
Na oportunidade, também foi apresentada uma palestra pelo comandante do Grupo Especializado em Fronteira (Gefron) e delegado da Polícia Civil, Rêmulo Diniz, com o tema: Operações em áreas de fronteira.