Confira o fenômeno raro que acontecerá no céu da Austrália Ocidental, Timor-Leste e Indonésia nesta semana: um eclipse solar híbrido. Esse tipo de eclipse, que ocorre em média uma vez a cada dez anos, pode ser visto como um eclipse total ou anular, dependendo da localização.
O eclipse começará às 2h37 UTC desta quarta-feira (19) e terminará às 5h56 UTC de quinta-feira (20), com duração máxima de cerca de 3h32 minutos. No entanto, o fenômeno não será visível no Brasil.
Ao mesmo tempo, um eclipse solar parcial será visível em outras partes da Ásia e Austrália. Começará à 1h34 UTC desta quarta-feira e terminará às 6h59 UTC de quinta-feira.
A curvatura da Terra é responsável pela formação do eclipse híbrido. À medida que a sombra da Lua se move pelo globo, ela pode mudar entre anular e total. Quando a sombra da Lua atinge a Terra, a superfície do planeta está na penumbra, criando um eclipse anular. Conforme a sombra se move, a curvatura da Terra faz com que sua superfície “suba” até a umbra, criando um eclipse total nas áreas atingidas pela umbra.
Embora o eclipse híbrido não possa ser visto no Brasil, ainda há a possibilidade de acompanhar transmissões online. O Observatório Nacional promoverá uma transmissão ao vivo a partir das 22h (horário de Brasília) desta quarta-feira em seu canal no YouTube. Não perca esse evento astronômico raro!