sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governador visita biofábrica de clonagem de plantas no Viveiro da Floresta e lança mutirões de regularização ambiental

03/05/2023
in Acre
Acre – Governador visita biofábrica de clonagem de plantas no Viveiro da Floresta e lança mutirões de regularização ambiental

Para dar suporte e garantir apoio aos produtores rurais, o governo do Acre, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi), anunciou a realização de mutirões para regularização ambiental de imóveis rurais.

Governador visitou a biofábrica no Viveiro da Floresta. Foto: Diego Gurgel/Secom

O anúncio ocorreu no Viveiro da Floresta, na manhã desta quarta-feira, 3, onde, na oportunidade, o governador Gladson Cameli visitou as instalações da biofábrica de clones vegetais que fica dentro do viveiro.

“O viveiro, a biofábrica, são espaços maravilhosos que temos aqui e que servem também para serem usados na educação ambiental, pois precisamos, além de políticas públicas voltadas para a área do meio ambiente, levar essa consciência ambiental para as nossas crianças. O que vocês fazem aqui são serviços maravilhosos, abastecem os produtores do nosso estado pelo PRA [Programa de Regularização Ambiental]”, afirmou o governador.

Com uma capacidade de produção instalada de aproximadamente 1 milhão de mudas por ano, o Viveiro da Floresta, bem como a Biofábrica, são unidades de produção de mudas que atendem o Acre. Esse montante é destinado, em sua maioria, às ações de fomento do PRA/Acre, por meio de reflorestamento com Sistemas Agroflorestais – SAFs, atendendo também pequenos produtores rurais da agricultura familiar de maneira gratuita.

Governador visitou o Viveiro da Floresta e anuciou o mutirão de regularização ambiental. Foto: Diego Gurgel/Secom

A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, falou que a Semapi e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) estão empenhados em dar suporte e apoio aos produtores para que eles possam fazer a adequação ambiental.

“O momento é de união. O mutirão não é só uma ação da Semapi, é do Imac, do Iteracre, da Seagri, do Ibama. Estamos juntos nesse processo de mutirões com apoio de alguns prefeitos municipais, sindicatos, para fazer esse convite aos nossos produtores para que eles possam fazer a adequação ambiental das suas propriedades”, explicou a secretária.

O procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro, também visitou a biofábrica e elogiou o trabalho realizado no local. “Obrigada pela oportunidade de estar aqui hoje. Tenho orgulho de ser acreano por opção, me senti extremamente contemplado como cidadão, orgulhoso do Acre e de tudo o que está sendo produzido aqui. Temos a única biofábrica da Amazônia e um viveiro com uma capacidade de produzir um milhão de mudas por ano. É um trabalho maravilhoso esse que está sendo realizado aqui”, disse.

Governador visitou ainda a casa de sombra do viveiro. Foto: Alexandre Cruz-Noronha

A líder do governo na Aleac, deputada Michelle Melo, elogiou a atuação do governador e da secretária com relação à pauta de meio ambiente.

“É prazeroso ver esse trabalho que é feito aqui no viveiro. Acredito que há uma solução para o Acre em relação à economia para o meio ambiente. Quero agradecer ao governador por termos ido ao viveiro, na biofábrica. O senhor está preocupado com o futuro, com o meio ambiente”, disse.

O deputado Nicolau Júnior falou da importância das ações do governo para subsidiar a adequação das propriedades. “As ações para desenvolver o meio ambiente conciliando conservação e produção são fundamentais. Este viveiro, a biofábrica, são parte da cadeia de recuperação da vegetação nativa”, afirmou.

Saiba quais os serviços ofertados nos mutirões.

A ação é coordenada pela Semapi, com apoio do Instituto do Meio Ambiente do Acre (Imac) e parceria da Secretaria de Agricultura (Seagri) / Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Acre (Emater), Instituto de Terras do Acre (Iteracre), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Floresta+ e secretarias de agricultura dos municípios.

Cronograma de mutirões

Maio: 4 e 5 – Acrelândia;

Maio: 9 e 10 – Rodrigues Alves (Paraná dos Mouras);

Maio: 11 – Mâncio Lima;

Maio: 11 e 12 – Cruzeiro do Sul;

Maio: 16 a 19 – Brasileia e Epitaciolândia;

Junho: 6 a 10 – Rio Branco (PA Moreno Maia e APA São Francisco);

Junho: 19 a 24 – Tarauacá;

Junho: 28 a 30 – Capixaba.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreambientalBiofábricaclonagemFlorestagovernadorlançamutirõesplantasRegularizaçãoVisitaviveiro

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.