O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mantém hoje quatro unidades de atendimento em Rio Branco e outras 13 em cidades do interior do Acre. O órgão segue o modelo da política nacional de trânsito, estabelecendo as Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) para atender de maneira célere e completa proprietários de veículos e condutores.
As Ciretrans funcionam como postos avançados da autarquia, já que não realizam apenas os serviços mais simples, mas todos aqueles ofertados ao público nas áreas de veículo, habilitação e multas. É possível, por exemplo, transferir um veículo, realizar vistoria ou renovar a Carteira Nacional de Habilitação em poucas horas.
“O Detran precisa estar onde a população necessita dos serviços, e esse é o objetivo do modelo descentralizado. A ideia de nossa gestão é expandir a atuação da autarquia nos municípios, por isso realizamos atividades itinerantes de atendimento onde não temos representação. Além da rotina diária nas unidades, estamos em todas as cidades do Acre com educação, engenharia e fiscalização de trânsito”, destacou a presidente do órgão estadual, Taynara Martins.
O Detran atende em dias úteis, sempre das 7h às 14h. Juntas, a Unidade de Habilitação, Veículos, Vistoria e Parqueamento, além do atendimento na Organização em Centros de Atendimento (OCA), são responsáveis por mais de 600 atendimentos diários na capital. Distribuídas estrategicamente nas regionais no Alto e Baixo Acre, Purus, Tarauacá/Envira e Juruá, as Ciretrans executam diariamente toda a rotina operacional do Detran.