Mesmo com o céu nublado e previsão de chuva, mais de 1,4 mil pessoas estiveram reunidas neste sábado, 27 de maio, na Rótula das Cuias, em Porto Alegre, para a 3ª Corrida pela Adoção. Com trajetos de 10km, 5km e 3km, além da corrida kids, o evento, realizado pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), buscou chamar a atenção da sociedade gaúcha para as crianças e adolescentes acolhidos e que esperam a oportunidade de ter uma família, além de divulgar a importância da adoção tardia, do apadrinhamento afetivo, da Família Acolhedora e demais temas da Infância e Juventude. A estrutura montada à beira do Guaíba contou com tendas com oferta gratuita de massagem, frutas e água para os participantes. Toda a renda obtida com a corrida será revertida na melhoria da infraestrutura dos abrigos e casas-lares da Capital.
No Estado, são aproximadamente 3,5 mil crianças e adolescentes em casas de acolhimento aguardando uma decisão judicial, ou para voltar à família de origem, ou serem adotadas. Só em Porto Alegre, 800 crianças e adolescentes estão institucionalizados. Boa parte já está apta à adoção, no entanto, a maioria dos quase 33 mil pretendentes habilitados querem adotar crianças de até 6 anos de idade. Ocorre que 95% dos acolhidos têm idade superior, conforme o Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA).
Em sua manifestação, a promotora de Justiça da Infância e Juventude de Porto Alegre Cinara Vianna Dutra Braga, organizadora do evento, agradeceu os participantes e parceiros, destacando, além da importância da adoção tardia, temas como apadrinhamento afetivo, acolhimento familiar e entrega voluntária. “É importante esse olhar para as criança e adolescente do acolhimento. Aqui em Porto Alegre são quase 800 e alguns não vão ter a possibilidade da adoção por fatores como a idade, por exemplo. Essas crianças precisam de atenção, de amor”, disse.
O evento, patrocinado pelo Banrisul, Alegrow, Grupo Zaffari, Colégio Farroupilha, Sicredi MP e PUCRS, é uma realização do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), Sesc e Sucesu. A corrida contou com apoio da Associação de Juízes do Rio Grande do Sul (Ajuris), Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), Associação dos Servidores do Ministério Público do Rio Grande do Sul (Aprojus), Atitus Educação, Bodytech, Carlaagne, Conselho Regional de Educação Física da 2ª Região (CREF2/RS), Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul, Decathlon, Engecar, Elo – Organização de Apoio à Adoção, 3ª Região Militar (3º RM), Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), Goldbag Embalagens, HD Vídeo Produtora, Hospital Mãe de Deus, Bravo Beach Tennis Excellence, Moda Alegre, Ministério Público do Trabalho (MPT), Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/RS), Pais de Coração, Sociedade de Pediatria do Rio Grande do Sul (SRS), Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Instituto Unimed Porto Alegre, Instituto Victória Nahon, Brigada Militar, Polícia Civil, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul.
Estiveram presentes no evento os promotores de Justiça Janine Borges Soares, Claudio Antonio Rodrigues Estivallet e Neidemar José Fachinetto, além de servidores do MPRS, Judiciário e Executivo.
Clique aqui para ver mais fotos.
Fotos: Tiago Coutinho | MPRS