Ter uma assessoria de imprensa é fundamental para promover o crescimento empresarial e artístico, além de manter uma boa reputação frente aos veículos e ao público. Porém, um erro muito frequente é ver empresas, celebridades ou figuras públicas sendo geridas por parentes ou amigos, principalmente pela ideia de que o trabalho é dispensável. E, como diria o ditado, isso acaba custando caro, com muitos só buscando esse tipo de serviço quando estão em uma crise interna ou externa.
Aliás, podemos ver este problema acontecer em casos de participantes de realitys, como o BBB, A Fazenda e outros. Por qualquer problema ou ação polêmica dentro do programa, muitos acabam sendo “cancelados” e, por falta de preparo e apoio, podem sucumbir perante a uma avalanche de comentários e ataques nas redes.
É claro que o trabalho do assessor envolve a gestão de situações que envolvam problemas de imagem, mas a função deste profissional é muito mais completa. Presente diariamente e ligado com todas as ações da marca, o profissional atende de forma transparente para identificar oportunidades e posicionar o seu cliente como uma referência dentro de um nicho de mercado qualificado.
“Ter um assessor de imprensa é essencial para construir e manter uma reputação na mídia. Se você é um empresário, celebridade ou uma figura pública, automaticamente necessita dos serviços deste profissional. Com a crescente importância da imagem pública, contratar um assessor de imprensa é mais do que uma vantagem competitiva, mas uma necessidade”.
Isso quem explica é Eluan Carlos, que é assessor de imprensa pela agência SNI e responsável pela gestão de carreira da cantora Giana Mello. Atualmente, ele vem observando que as redes sociais vêm transformando pessoas em influenciadores, mas que por falta de orientação, muitas das vezes essas personalidades perdem a oportunidade de ter uma carreira sólida e estável.
De acordo com ele, uma boa equipe de assessoria de imprensa acaba fortalecendo os objetivos de uma marca, pois esses profissionais vão trabalhar segundo as novas atualizações do mercado, além de estabelecer vínculos com outros profissionais e empresas que poderão auxiliar o seu processo de consolidação junto ao público.
“Se você quer ser destaque no seu ramo, ter mais credibilidade, aumentar a confiança do seu público e se diferenciar de seus concorrentes, então, você precisa de um assessor de imprensa. O trabalho deste profissional vai além da divulgação em sites, rádios e programas de televisão, mas tem a ver com processos intensos na construção de relações e de imagem”, explica Eluan.