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IBGE – Em maio, vendas no varejo caem 1,0%

13/07/2023
in Notícias

Em maio de 2023, o volume de vendas do comércio varejista recuou 1,0%, frente a abril, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de -0,1%.
Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista também caiu 1,0% frente a maio de 2022, com a primeira taxa negativa após nove meses de altas. O acumulado no ano chegou a 1,3% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 0,8%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas caiu 1,1% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,1%. Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 3,0% frente a maio de 2022, quinto mês consecutivo de variações positivas.
No acumulando no ano, alta de 3,1% ante o mesmo período de 2022 enquanto no acumulado em 12 meses, a variação é de 0,2%.

Período
Varejo
Varejo Ampliado

Volume de vendas
Receita nominal
Volume de vendas
Receita nominal

Maio / Abril*
-1,0
-2,1
-1,1
-0,6

Média móvel trimestral*
-0,1
-0,2
0,1
0,3

Maio 2023 / Maio 2022
-1,0
0,3
3,0
5,7

Acumulado 2023
1,3
5,5
3,1
8,3

Acumulado 12 meses
0,8
9,6
0,2
9,4

*Série COM ajuste sazonal    

O comércio varejista do país recuou (-1,0%) de abril para maio. Com isso, o patamar da série histórica com ajuste sazonal está 3,6% abaixo do recorde, que foi em outubro de 2020.
Atividades têm quatro taxas positivas e quatro negativas na série com ajuste sazonal
Com a queda de 1,0% no volume de vendas, na série com ajuste sazonal, as atividades do comércio varejista mantiveram equilíbrio entre taxas positivas e negativas.
Quatro atividades recuaram: Tecidos, vestuário e calçados (-3,3%), Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo (-3,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-2,3%) e Móveis e eletrodomésticos (-0,7%).  Outras quatro tiveram crescimento: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (2,3%), Livros, jornais, revistas e papelaria (1,7%), Combustíveis e lubrificantes (1,4%) e Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,1%).

VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIOVAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES Maio 2023 – BRASIL

ATIVIDADES
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR
ACUMULADO

Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)

MAR
ABR
MAI
MAR
ABR
MAI
NO ANO
12 MESES

COMÉRCIO VAREJISTA (2)
0,6
-0,1
-1,0
3,3
0,5
-1,0
1,3
0,8

1 – Combustíveis e lubrificantes
-0,2
-1,9
1,4
14,3
8,3
10,8
15,5
21,0

2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo
-0,1
3,6
-3,2
4,5
3,3
1,5
2,5
2,3

       2.1 – Super e hipermercados
1,4
-0,2
-1,1
5,0
4,1
1,6
3,0
2,7

3 – Tecidos, vest. e calçados
-3,1
-2,9
-3,3
-7,3
-11,2
-18,2
-9,7
-10,3

4 – Móveis e eletrodomésticos
0,6
-0,9
-0,7
2,7
-3,8
0,3
0,7
-3,3

       4.1 – Móveis
–
–
–
-6,6
-10,5
-10,1
-7,7
-12,4

4.2 – Eletrodomésticos
–
–
–
8,0
0,9
6,7
5,8
1,4

5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria
1,0
0,8
2,3
7,1
3,2
7,6
1,9
3,9

6 – Livros, jornais, rev. e papelaria
-0,1
1,6
1,7
-8,0
-6,6
-6,7
-1,5
4,5

7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação
6,3
-7,3
1,1
4,2
-5,8
-4,9
0,9
1,9

8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico
-2,5
-2,9
-2,3
-12,4
-18,0
-17,4
-13,5
-13,1

COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)
3,9
-2,4
-1,1
8,8
2,6
3,0
3,1
0,2

9 – Veículos e motos, partes e peças
4,0
-5,6
2,1
10,8
-2,0
1,6
2,9
-1,4

10- Material de construção
-0,4
-1,2
-0,9
-5,0
-7,7
-2,0
-3,8
-7,8

11- Atacado Prod. Alimen., Beb. e Fumo
 
 
 
5,4
12,0
18,1
5,6
 

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.  (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10. 

No caso das atividades do comércio varejista ampliado, o equilíbrio se mantém: Veículos e motos, partes e peças, cresceu 2,1%, enquanto Material de Construção teve queda de 0,9% na passagem de abril para maio de 2023.
Frente a maio de 2022, metade das atividades apresenta queda
No confronto entre maio de 2023 e maio de 2022, o comércio varejista também mostrou equilíbrio entre taxas negativas e positivas. Houve queda em  quatro das oito atividades: Tecidos, vestuário e calçados (-18,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-17,4%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-6,7%) e Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-4,9%).
Os quatro setores que ficaram no campo positivo foram: Combustíveis e lubrificantes (10,8%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (7,6%),  Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,5%) e Móveis e eletrodomésticos (0,3%).
Considerando o comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças registrou aumento de 1,6%, Material de Construção teve queda de 2,0% e Atacado de produtos alimentícios, bebida e fumo cresceu 18,1% entre maio de 2022 e maio de 2023.

RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADESMaio 2023 – BRASIL

ATIVIDADES
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR
ACUMULADO

Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)

MAR
ABR
MAI
MAR
ABR
MAI
NO ANO
12 MESES

COMÉRCIO VAREJISTA (2)
2,9
-1,5
-2,1
7,1
2,4
0,3
5,5
9,6

1 – Combustíveis e lubrificantes
-1,8
-5,3
-2,0
-11,3
-19,6
-22,0
-10,9
2,5

2 – Hiper, supermercados, prods.  alimentícios, bebidas e fumo
-0,3
4,0
-1,3
12,9
10,0
7,6
11,5
14,8

       2.1 – Super e hipermercados
-0,3
3,7
-0,7
13,6
10,9
7,9
12,2
15,2

3 – Tecidos, vest. e calçados
0,8
-1,3
0,8
5,3
0,6
-9,0
2,6
4,3

4 – Móveis e eletrodomésticos
0,3
-0,9
-1,0
4,3
-4,1
-0,9
2,0
2,8

       4.1 – Móveis
–
–
–
2,0
-3,6
-3,9
0,7
-0,7

       4.2 – Eletrodomésticos
–
–
–
6,4
-2,8
1,8
3,9
5,0

5 – Artigos farmacêuticos, med., ortop. e de perfumaria
2,1
1,3
2,8
20,2
13,3
16,6
13,6
17,4

6 – Livros, jornais, rev. e papelaria
1,8
0,2
0,9
-0,2
2,1
1,9
7,5
12,4

7 – Equip. e mat. para escritório, informática e comunicação
6,6
-8,2
1,3
-4,8
-14,7
-13,4
-6,9
-1,2

8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico
-2,3
-2,5
-1,7
-6,0
-12,5
-12,0
-6,9
-4,2

COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)
3,6
-2,1
-0,6
14,1
5,8
5,7
8,3
9,4

9 – Veículos e motos, partes e peças
4,2
-5,4
2,1
15,5
2,2
4,8
7,7
7,9

10- Material de construção
-1,6
-0,7
-1,0
-0,3
-4,2
0,2
0,9
-0,3

11- Atacado Prod. Alimen., Beb. e Fumo
 
 
 
15,1
19,5
25,8
15,5
 

Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio.  (1) Séries com ajuste sazonal.        

O setor de Tecidos, vestuário e calçados apresentou queda de 18,2% nas vendas frente a maio de 2022, quarto consecutivo no campo negativo. No ano, o setor acumula perda de 9,7%, até maio, intensificando o ritmo de queda dos últimos meses. A intensidade de crescimento também se reduziu no acumulado em 12 meses: -7,9% até abril para -10,3% até maio.
O grupo de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos etc., apresentou queda de 17,4% nas vendas frente a maio de 2022, 13º resultado negativo para o indicador interanual. O setor tem sido afetado pela redução de lojas físicas de grandes cadeias. O acumulado no ano foi de -12,4% até abril para -13,5% até maio. O acumulado nos últimos doze meses foi de -12,2% até abril para -13,1% em maio.
A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria teve redução de 6,7% nas vendas frente a maio de 2022, mesmo patamar de queda de abril de 2023 frente a abril de 2022: -6,6%.  O acumulado no ano foi de -0,5% até abril para -1,5% em maio. O acumulado nos últimos 12 meses recuou de 6,6% até abril para 4,5% até maio.
As vendas do setor de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação recuaram 4,9% frente a maio de 2022, contra -5,8% em abril de 2023, frente a abril de 2022. Ao longo do ano de 2023, o indicador interanual registrou dois meses com resultados positivos e três no campo negativo. No ano, o setor acumula redução nos ganhos pelo quinto mês consecutivo e registrou 0,9% até maio. També houve redução no ritmo de crescimento do acumulado dos últimos 12 meses, que chegou a 1,9% em maio.
O volume de vendas da atividade de Combustíveis e lubrificantes cresceu 10,8% frente a maio de 2022, somando 16 meses consecutivos de crescimento. No ano, até maio, o setor acumula 15,5%, 1,4 p.p. abaixo do valor até abril (16,9%). O acumulado nos últimos 12 meses se manteve no mesmo patamar nos últimos quatro meses e chegou a 21,0% em maio.
O grupamento de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou aumento de 7,6% nas vendas frente a maio de 2022, terceiro mês consecutivo de alta. No ano, até maio, o setor acumula  1,9%, patamar superior ao acumulado até abril (0,5%), indicando intensificação do ritmo de crescimento do setor. O acumulado nos últimos 12 meses fechou em 3,9%, similar aos dois últimos levantamentos.
O setor de Hiper, supermercados, produtos  alimentícios, bebidas e fumo apresentou crescimento de 1,5% nas vendas frente a maio de 2022, contra aumento de 3,3% em abril de 2023,  no indicador interanual.  Em relação ao acumulado no ano até maio, ao passar de 2,8% até abril para 2,5% no mês de referência, a atividade mostra estabilidade no ritmo de ganhos em 2023. O acumulado nos últimos 12 mesesfoi de 2,1% até abril e de 2,3% até maio.
A atividade de Móveis e eletrodomésticos variou 0,3% nas vendas frente a maio de 2022, resultado seguido de uma queda de 3,8% em abril, no indicador interanual.  Em relação ao acumulado no ano, os dois últimos resultados se mantém em patamar abaixo de 1,0% de crescimento: 0,8% até abril e 0,7% até maio. No acumulado nos últimos 12 meses, o resultado até maio foi de -3,3% em maio, 20º consecutivo registrando perdas.
As vendas de Material de construção cairam 2,0% frente a maio de 2022, quarta queda consecutiva.  O acumulado no ano é de -3,8%, uma perda menos intensa do que a de abril (-4,3%). O acumulado nos últimos 12 mesesfoi de -8,3% até abril para -7,8% em maio.
As vendas do grupo Veículos e motos, partes e peças subiram 1,6% frente a maio de 2022, invertendo trajetória de abril (-2,0%), ante o mesmo mês do ano anterior. O acumulado no ano até maio foi de 3,3% até abril para 2,9% em maio.
O acumulado nos últimos 12 meses foi de -1,4%. Esse indicador tem variado entre -1,4% e -1,7% desde dezembro de 2022 (-1,7% até dezembro de 2022; -1,5% até janeiro 2023; -1,4% até fevereiro; -1,5% até março; e -1,4% até abril).
No caso do Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, a comparação com o mesmo mês do ano anterior teve resultado positivo pelo terceiro mês consecutivo: 5,4% frente a março; 12,0% em abril; e 18,1% em maio. No ano, o setor acumula ganhos de 5,6% até maio, resultado superior ao acumulado até abril (2,4%) . 
Vendas mostram redução em 23 Unidades da Federação em relação a abril
Em maio, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista teve resultados negativos em 23 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Alagoas (-5,9%), Rondônia (-5,3%) e Paraíba (-4,6%). Já as variações positivas, foram em três das 27 UFs: Tocantins (1,8%), Maranhão (0,4%) e Minas Gerais (0,4%), enquanto o Amazonas teve estabilidade (0,0%).
Na mesma comparação, o comércio varejista ampliado teve resultados negativos em 22 das 27 UFs, com destaque para: Mato Grosso do Sul (-7,0%), Maranhão (-4,8%) e Minas Gerais (-4,7%). Por outro lado, pressionaram positivamente cinco UFs, com destaque para Pará (5,8%), Ceará (2,3%) e Amazonas (1,9%)
Na comparação anual, vendas caem em 11 das 27 Unidades da federação
Frente a maio de 2022, as vendas no comércio varejista recuaram em 11 das 27 UFs, com destaque para: Rio Grande do Sul (-4,8%), Rondônia (-4,6%) e Piauí (-4,5%). Por outro lado, houve variaçãoes positivas em 16 UFs, com destaque para Tocantins (17,1%), Maranhão (12,2%) e Mato Grosso  (6,0%).
Já o comércio varejista ampliado teve resultados positivos em 19 das 27 UFs, com destaque para: Tocantins (19,4%), Pará (15,7%) e Bahia (11,5%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 8 UFs, com destaque para: Mato Grosso do Sul (-14,0%), Distrito Federal (-4,4%) e Goiás (-3,8%).

IBGE

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Tags: caemIBGEmaiôvarejoVendas

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