O governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), aderiu, nesta terça-feira, 1º, à campanha Agosto Dourado, mês dedicado a encorajar o aleitamento materno. Também conhecida por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação, a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno.
Entre os dias 1 e 7 de agosto está sendo realizada a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que visa estimular o ato de amamentar e promover informações acerca da importância da amamentação.
O leite materno protege o bebê de inúmeras doenças, como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Reduz o risco da criança desenvolver hipertensão, colesterol alto, diabetes, sobrepeso e obesidade na vida adulta. Amamentar os bebês imediatamente após o nascimento pode reduzir a mortalidade neonatal – aquela que acontece até o 28º dia de vida.

A abertura da programação da semana mundial ocorreu na Policlínica Barral y Barral, sendo direcionada a mães, gestantes, pais e aos profissionais de saúde. Os assuntos tratados foram: como manter o bebê em leite materno exclusivo, mesmo que os mães voltem ao trabalho; a retirada do leite, a ordenha; o armazenamento do leite na geladeira ou congelador; as formas de aquecer o leite para oferecer ao bebê; a importância da presença dos pais no pré-natal; e o apoio para a esposa no momento da amamentação.
A coordenadora do Banco de Leite, Ingrid Taveira, enfatizou as dificuldades e a importância do aleitamento materno exclusivo, até os seis meses de vida, e depois disso até 2 anos como complemento, conforme recomendado pelo Ministério da Saúde (MS).

“As dificuldades, uma dor, uma fissura, fazem as famílias serem seduzidas pela indústria. Então, já tentam oferecer fórmula, introduzir mamadeira, chupeta. Isso gera desmame precoce, os bebês confundem os bicos e deixam mais rápido a mãe. O leite materno é rico em nutrientes, em zinco, magnésio, vitamina A, GGM, que funcionam como células de defesa do organismo. Com ele as crianças adoecem menos e diminui a taxa de mortalidade”, destaca a enfermeira.
Durante a semana serão realizadas palestras e eventos, reuniões com a comunidade, ações de divulgação em espaços públicos e na mídia local, e iluminação na cor dourada.
Sobre o Agosto Dourado
No Brasil, a campanha do Agosto Dourado foi instituída pela Lei Federal nº 13.345, de 12 de abril de 2017, e a cor dourada foi escolhida para representá-la devido ao tom que simboliza o padrão ouro de qualidade do leite humano. Durante a primeira semana do mês, há a intensificação nas ações em prol da Semana Mundial de Aleitamento Materno, com atividades de conscientização sobre a importância do leite materno e da amamentação.
Programação
1 a 7/8 – Maternidade Bárbara Heliodora (MBH) – orientação a mães e pais do alojamento conjunto (Alcon) sobre o tema da campanha;
2/8 – 8h – MBH – Roda de conversa com a equipe do Alcon;
3/8 – 8h – MBH – Roda de conversa com a equipe do Centro Cirúrgico;
4/8 – 8h – MBH – Roda de conversa com a equipe do PPP (Pré-parto, parto e pós-parto);
– 14h – Unidade Básica de Saúde (UBS) Roney Meireles – Roda de conversa;
9/8 – 8h – Universidade Federal do Acre (Ufac) – III Seminário Estadual da Semana de Aleitamento Materno;
10/8 – 8h – MBH – Visita técnica da coordenadora nacional da Saúde da Criança;
11/08 – 14h – MBH – Roda de conversa com mães e pais de recém-nascidos (RNS) em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) e Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Canguru (UCINCa) com o tema da campanha;
15/08 – 8h – Hospital Santa Juliana – Palestra sobre apoio, amamentação;
30/08 – 16h – Praça Plácido de Castro – Mamaço com a presença dos pais.