Mais de 60 famílias da Comunidade São Cristóvão, em Cruzeiro do Sul, estão sendo beneficiadas com o processo de expansão da rede de água tratada que vem sendo realizado pelo governo do Estado, por meio do Serviço de Água e Esgoto do Estado do Acre (Saneacre), desde a última semana.
Andres Cleumo, presidente da Associação dos Moradores do bairro São Cristóvão, expressou que esse era um desejo antigo da população local. “Essa era uma questão antiga na comunidade, mas agora, com a assistência do Saneacre, estamos encontrando uma solução. A comunidade do bairro está profundamente agradecida”, afirmou.
A iniciativa já implementou 1.200 metros de rede de água tratada que trarão benefícios às famílias residentes na área. Gleice Barbosa da Silva, que nasceu na comunidade, relatou que anteriormente a água era retirada de um poço e transportada até as residências em baldes carregados por carrinhos de mão. “Hoje, estamos recebendo essa melhoria, um avanço para todos nós, já que agora temos água nas torneiras”, comemorou.
“Há algum tempo, eu costumava carregar água em latas, mas hoje só temos a agradecer, pois nosso sonho finalmente se tornou realidade”, destacou Hágamede Rocha da Silva, morador da comunidade há 40 anos.
José Braz Pedrosa, gerente do Saneacre no Juruá, explicou que há uma determinação do governo para priorizar as comunidades rurais mais necessitadas. “A Comunidade São Cristóvão tinha esse anseio há muito tempo, e agora o governo está proporcionando uma melhor qualidade de vida para essas populações que merecem tanto”, disse.
A expectativa é que mais de 5 mil metros de rede sejam instalados ainda em Cruzeiro do Sul, a segunda maior cidade do Acre. O projeto conta com o apoio do Departamento de Estradas de Rodagens do Acre (Deracre).
“Iniciamos aqui nessa comunidade, beneficiando mais de 60 famílias, incluindo escolas e igrejas. Além disso, vamos atender outros bairros de Cruzeiro do Sul, como Saboeiro, Remanso, Jucá Terças, entre vários outros que estão no nosso planejamento”, ressaltou.