sexta-feira, 6 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Fórum de Bioeconomia vai debater desenvolvimento de produtos e estratégias em negócios internacionais

16/08/2023
in Acre
Acre – Fórum de Bioeconomia vai debater desenvolvimento de produtos e estratégias em negócios internacionais

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Fundação de Tecnologia (Funtac), lançou na manhã desta quarta-feira, 16, na Federação da Indústria do Acre (Fieac), em Rio Branco, o Fórum de Bioeconomia da Amazônia. O evento será realizado nos dias 21, 22 e 23 de agosto, e vai reunir palestrantes especialistas em desenvolvimento de produtos e serviços, além de estrategistas de negócios internacionais.

Fórum que reunirá várias instituições acontece nos dias 21, 22 e 23 de agosto na sede do Sebrae, em Rio Branco. Foto: Nilmara Almeida/Seict

Uma reunião preparatória envolveu secretarias e instituições participantes do fórum.  O titular da Seict, Assurbanipal Mesquita, voltou a destacar a Amazônia afirmando que a região abriga uma biodiversidade diferenciada. “Aliado a novas tecnologias, esse bioma pode gerar maior sustentabilidade a produtos e serviços, gerando mais emprego e renda”, acrescentou Mesquita.

José Luiz de Paula Junior – criador do Fórum de Paris – será um dos palestrantes. Ele é especialista em desenvolvimento de produtos, embalagens e branding (conjunto de ações alinhadas ao posicionamento, propósito e valores de uma marca). Na área da indústria de construção civil, o arquiteto João Castro Filho vai apresentar o Projeto de Casas Flutuantes Bioeconômicas para as Comunidades Ribeirinhas. Para expansão de mercado internacional, o fórum convidou Ângela Hirata, líder de projetos e estrategista internacional. Ela é responsável pelo posicionamento internacional da marca Havaianas em mais de 100 países.

O evento tem prata da casa. O presidente do Instituto de Mudanças Climáticas do Acre, Leonardo Neves, vai debater a distribuição de benefícios no âmbito da Lei Estadual de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa). O chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Bruno Pena, vai abordar o papel a ser desempenhado pela empresa no Acre.

Plano Estadual de Bioeconomia será implantado no final do fórum para trabalhar ativos ambientais na Amazônia acreana. Foto: Nilmara Almeida/Seict

Voltado ao corredor interoceânico e à relação comercial com países andinos, Paulo Santoio, empresário da Dom Porquito, vai falar sobre oportunidades e desafios da Logística Acre e Peru. Fechando os painéis de apresentadores, Assurbanipal Mesquita apresenta o Corredor Interoceânico Amazônia Ocidental.

Durante a reunião preparatória, a secretária dos Povos Indígenas, Francisca Arara, defendeu um painel voltado para o que chamou de “trocas de experiências” nos cuidados dos patrimônios genéticos “e na sociobioeconomia, que vai muito além da Natura para além dos conhecimentos tradicionais, da legalização de territórios”, acrescentou.

A Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), representada por Edilailson Pimentel, destacou o potencial de energia limpa da Amazônia. “É um momento ímpar para falar da energia solar, energia renovável de acesso a todos”, disse Pimentel.

Mirla Miranda (Funtac) garantiu durante reunião de trabalho que ativos serão trabalhados com sustentabilidade. Foto: Nilmara Almeida/Seict

A coordenadora do evento, diretora de Planejamento da Funtac, Mirla Miranda, garantiu que vai atender todos os encaminhamentos dados no encontro. “Precisamos colocar o Acre e a Amazônia como protagonistas. Ao final, vamos implantar o Plano Estadual de Bioeconomia para trabalhar os nossos ativos com conhecimento do que nós somos e o que nós temos”, concluiu Mirla.

Para a presidente da Agência de Negócios do Acre, Walesca Bezerra, a construção desse ambiente de negócios com segurança jurídica para atrair investidores é fundamental. “A Anac cumpre o seu papel como elo entre o investidor e o mercado de negócios. Estamos muito otimistas com esse vetor econômico”, acrescentou Waleska.

 

 

Agência Acre

Tags: AcrebioeconomiadebaterdesenvolvimentoestratégiasFóruminternacionaisnegóciosprodutosvai

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.