sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comunicação é fundamental para programa de compliance dar certo

18/08/2023
in Redação SP
Comunicação é fundamental para programa de compliance dar certo

Estudos mostram a importância dos processos de comunicação para a conformidade, a boa reputação e a saúde financeira das empresas.

Atentas à necessidade de uma comunicação eficiente para a consolidação do programa de conformidade, sete em cada dez empresas brasileiras pretendem investir em treinamento de compliance até 2024, segundo pesquisa realizada pela consultoria Deloitte. A informação corrobora o apontamento de outros estudos recentes, feitos por instituições do Brasil e do exterior, sobre a relevância dos processos comunicacionais para o sucesso das organizações. 

Para a realização da pesquisa “Integridade Corporativa no Brasil – Evolução do compliance e das boas práticas empresariais nos últimos anos”, a Deloitte ouviu 113 organizações que atuam em diferentes setores e regiões do país.

De acordo com a consultoria, as informações foram coletadas no período entre 26 de setembro e 30 de outubro de 2022, com o intuito de identificar o grau de maturidade das políticas de compliance, anticorrupção e integridade nas empresas.

O estudo mostrou que as organizações vivem um processo de evolução do trabalho de conformidade e, até 2024, a perspectiva é torná-lo mais estratégico e aprimorado. Para isso, diferentes iniciativas já estão sendo desenvolvidas no ambiente corporativo, muitas delas envolvem o aprimoramento da comunicação interna.

Atribuições, ferramentas e medidas de prevenção 

Segundo o levantamento, em 92% das empresas, o setor de compliance tem como principal responsabilidade a transmissão de informações sobre o programa de conformidade para os funcionários. O alto percentual revela como a eficiência da comunicação e o envolvimento de toda a equipe são considerados fundamentais para a consolidação das ações de conformidade. 

Outro apontamento do estudo é que mais da metade (58%) das organizações entrevistadas afirmaram que usam sistemas e ferramentas para o acompanhamento do programa de compliance. Neste grupo, o treinamento e a comunicação interna são as alternativas mais usuais, presentes em 83% das empresas. Em seguida, aparece a prática do due diligence (72%), que consiste na investigação de terceiros antes da realização de uma transação comercial.

O levantamento também revelou a compreensão das organizações de que a comunicação clara e objetiva é uma forma de prevenção contra a corrupção. Na visão das empresas, outras medidas que ajudam a coibir a prática criminosa são o canal de denúncias, a cultura organizacional ética e transparente, a adesão das lideranças ao programa de compliance e a realização dos treinamentos internos.

Segundo a Deloitte, as principais motivações para o aprimoramento do trabalho de conformidade estão relacionadas à visão de longo prazo, com foco em

sustentabilidade do negócio, imagem e reputação. 

Falhas na comunicação são riscos para governança

As falhas de comunicação nas organizações podem colocar em risco a governança corporativa e gerar prejuízos financeiros, como revelam os estudos realizados pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje) e Society for Human Resource Management (SHRM), respectivamente.

Na pesquisa “A Comunicação da Governança nas Organizações no Brasil”, a Aberje alerta que a ausência de comunicação e a falta de clareza na transmissão das informações com os diferentes públicos da empresa são os principais obstáculos para estabelecer uma governança corporativa eficiente.

O termo governança corporativa é usado para se referir ao sistema pelo qual uma organização é dirigida, conforme a definição do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). Ainda de acordo com o órgão, as boas práticas desse sistema devem envolver os princípios de transparência, equidade, prestação de contas e responsabilidade corporativa.

Já a pesquisa feita pela SHRM, também em 2022, estimou os prejuízos causados por falhas na comunicação das empresas. A estimativa é que organizações com até cem colaboradores podem enfrentar perdas médias anuais de US$ 420 mil, enquanto grandes corporações, com mais de mil funcionários, podem ter prejuízos superiores a US$ 60 milhões.

Ambos os estudos alertam para a importância de uma boa comunicação nas empresas. A falta de clareza nas mensagens, a divulgação incorreta de informações relevantes, a ausência de treinamentos para o esclarecimento de dúvidas e a não realização de planos de contingência para crises podem causar danos à reputação e à saúde financeira das empresas.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: compliance

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.