A maior feira de agronegócios do Juruá, a Expoacre Juruá, será realizada de 30 de agosto a 3 de setembro, no Parque de Exposições montado na Arena Juruá, em Cruzeiro do Sul. A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) participam do evento com programação que envolve a educação ambiental, Cadastro Ambiental Rural (CAR) e Programa de Regularização Ambiental (PRA).
Entre as atividades realizadas pela educação ambiental na Expoacre Juruá estão a Mochila do Educador, o jogo Caminhando pelo Acre e também a realização de atividades com o Flanelógrafo para estudos dos principais ciclos biogeoquímicos como o ciclo da água, ciclo do carbono e de outros nutrientes.
O presidente do Imac, André Hassen, disse que o instituto vai estar presente na Expoacre Juruá com foco nas atividades inerentes ao licenciamento ambiental.
“Vamos estar no Juruá com toda a nossa estrutura, do escritório do CAR, PRA, atividades de educação ambiental. Com essa parceria que temos com a Semapi, será mais uma grande festa”, afirmou.
Também será oportunizado atendimento de apoio técnico à inscrição/retificação do CAR e adesão ao PRA, que tem como finalidade a regularização ambiental de propriedades e posses rurais do Acre.
A secretária do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas, Julie Messias, ressaltou que a intenção da Semapi é estar próxima da população e fazer com que as pessoas conheçam as atividades e atuação da secretaria.
“Estamos atuando em parceria com o Imac e o nosso objetivo é mostrar o trabalho que realizamos, alertar sobre o problema das queimadas e do desmatamento, despertar a conscientização ambiental, oportunizar aos produtores rurais atendimento direto na feira, além de promover a educação ambiental também à população do interior do estado”, declarou.