Em alusão ao Dia da Amazônia, celebrado nesta terça-feira, 5, o governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e das Políticas Indígenas (Semapi) e do Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), realiza uma reunião da Sala de Situação no Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), ligado à Semapi, com a apresentação dos dados importantes de redução de focos de queimadas e alertas de desmatamentos.
Além disso, a secretária do Meio Ambiente, Julie Messias, vai lançar a programação alusiva ao Dia da Amazônia.
“Hoje é o Dia da maior floresta tropical do mundo, a nossa Amazônia. Precisamos olhar e entender a importância dela para a nossa vida, para o nosso futuro e dos nossos filhos. Fizemos uma programação onde secretários municipais e órgãos de governo, comando e controle vão debater o tema e a importância da floresta para que possamos atuar ainda mais em defesa e preservação desse bioma”, disse.
A programação em alusão à data se estenderá durante os dias 11, 12 e 13 de setembro. No dia 11 ocorrerá, no Diff Hotel, a partir das 9h, a reunião da Rede Estadual de Governança Ambiental e a Audiência na Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac) alusiva ao Dia da Amazônia.
Já no dia 12 será realizado, na sala do Centro de Convenções da Universidade Federal do Acre (Ufac), a partir das 9h, o Fórum Olhares e Saberes: Os Desafios da Sustentabilidade da Amazônia.
A programação se encerra no dia 13 de setembro, na sala do Centro de Convenções da Ufac, a partir das 9h, com o workshop sobre o enfrentamento ao período de seca do estado do Acre. A ação tem o objetivo de debater e apresentar análises climáticas sobre a antecipação do período de estiagem, visando à troca de experiências e elaboração de estratégias para o evento.