Em julho de 2023, o volume de vendas do comércio varejista teve alta de 0,7% frente a junho, na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral foi de 0,1%. Frente a julho de 2022, houve alta de 2,4%, segunda alta consecutiva nessa comparação. O acumulado do ano até julho (ante o mesmo período do ano anterior) foi de 1,5%. O acumulado nos últimos doze meses foi a 1,6%.
Período
Varejo
Varejo Ampliado
Volume de vendas
Receita nominal
Volume de vendas
Receita nominal
Julho / Junho*
0,7
0,8
-0,3
0,2
Média móvel trimestral*
0,1
-0,3
0,2
0,3
Julho 2023 / Julho 2022
2,4
2,0
6,6
7,5
Acumulado 2023
1,5
4,2
4,3
8,2
Acumulado 12 meses
1,6
7,5
2,3
9,0
*Série COM ajuste sazonal
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças e material de construção, o volume de vendas de julho recuou 0,3% frente a junho, na série com ajuste sazonal. O índice de média móvel trimestral para o varejo ampliado foi de 0,2%.
Frente a julho de 2022, o varejo ampliado foi cresceu 6,6%. O acumulado no ano foi de 4,3%, e o acumulado em 12 meses foi a 2,3%.
Em julho, o comércio varejista do país está 2,2% abaixo do nível recorde da série, que aconteceu em outubro de 2020. O volume de vendas das atividades do comércio varejista mostrou equilíbrio entre taxas negativas e positivas, na passagem de junho para julho de 2023, na série com ajuste sazonal.
Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (11,7%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (8,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (0,3%) e Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,1%) tiveram resultados no campo positivo. Já em Tecidos, vestuário e calçados (-2,7%), Livros, jornais, revistas e papelaria (-2,6%), Móveis e eletrodomésticos (-0,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%) houve variações negativas.
No comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças tiveram queda de 6,2% e Material de construção teve variação de 0,3%.
VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: junho 2023 – BRASIL
ATIVIDADES
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR
ACUMULADO
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
MAI
JUN
JUL
MAI
JUN
JUL
NO ANO
12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)
-0,6
0,1
0,7
-1,1
1,4
2,4
1,5
1,6
1 – Combustíveis e lubrificantes
1,5
-1,0
-0,1
10,8
9,2
-2,8
11,3
18,8
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo
-3,2
1,4
0,3
1,3
3,2
3,0
2,7
2,6
2.1 – Super e hipermercados
-1,1
1,2
0,4
1,4
3,4
3,0
3,1
3,0
3 – Tecidos, vest. e calçados
-2,8
0,7
-2,7
-18,2
-6,3
1,6
-7,5
-9,6
4 – Móveis e eletrodomésticos
-0,6
0,9
-0,9
0,4
2,7
3,4
1,4
-0,3
4.1 – Móveis
-
-
-
-10,0
-5,3
-6,8
-7,2
-10,5
4.2 – Eletrodomésticos
-
-
-
6,8
8,3
10,8
6,9
5,3
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria
2,6
-0,3
0,1
7,6
4,7
6,5
3,0
3,8
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria
1,4
0,5
-2,6
-5,6
-2,2
-7,3
-0,7
3,7
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação
1,3
-3,9
11,7
-4,9
-8,8
6,9
0,1
1,4
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico
-3,2
0,1
8,4
-17,3
-14,9
-4,9
-12,5
-11,1
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)
-0,6
1,3
-0,3
3,0
8,3
6,6
4,3
2,3
9 – Veículos e motos, partes e peças
2,3
8,8
-6,2
1,5
17,8
9,8
6,0
2,2
10- Material de construção
-0,7
0,1
0,3
-2,0
-2,4
-0,3
-3,1
-5,8
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo
18,3
21,4
19,6
9,8
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal. (2) O indicador do comércio varejista é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 8. (3) O indicador do comércio varejista ampliado é composto pelos resultados das atividades numeradas de 1 a 10.
Frente a julho de 2022, alta em cinco das oito atividades
Em relação a julho de 2022, houve altas em cinco das oito atividades: Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (6,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (6,5%), Móveis e eletrodomésticos (3,4%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,0%) e Tecidos, vestuário e calçados (1,6%).
Os três setores que apresentaram recuo foram Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,3%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-4,9%) e Combustíveis e lubrificantes (-2,8%).
No comércio varejista ampliado, tanto o setor de Veículos e motos, partes e peças, quanto de Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo registraram expansão: 9,8% e 19,6% respectivamente. Já Material de construção variou -0,3% nesta comparação.
RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES: junho 2023 – BRASIL
ATIVIDADES
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR
ACUMULADO
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
MAI
JUN
JUL
MAI
JUN
JUL
NO ANO
12 MESES
COMÉRCIO VAREJISTA (2)
-2,1
0,5
0,8
0,3
0,7
2,0
4,2
7,5
1 – Combustíveis e lubrificantes
-2,5
-3,6
0,1
-22,0
-26,1
-22,5
-15,2
-6,9
2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo
-1,2
0,6
-0,3
7,4
7,6
5,2
9,9
12,8
2.1 – Super e hipermercados
-0,9
1,0
-0,1
7,6
7,9
5,4
10,5
13,3
3 – Tecidos, vest. e calçados
2,0
-0,1
1,0
-9,0
2,6
10,4
3,7
4,1
4 – Móveis e eletrodomésticos
-0,9
0,7
-0,6
-0,8
0,4
1,3
1,7
3,6
4.1 – Móveis
-
-
-
-3,7
0,7
-1,5
0,4
-0,2
4.2 – Eletrodomésticos
-
-
-
1,8
1,8
4,7
3,7
6,2
5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria
3,5
-1,1
0,9
16,6
12,4
14,0
13,5
16,1
6 – Livros, jornais, rev. e papelaria
1,2
0,4
-1,7
3,1
6,2
1,2
8,2
12,0
7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação
1,6
-3,0
9,7
-13,4
-17,4
-2,6
-8,0
-3,7
8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico
-1,2
0,0
8,4
-12,0
-10,1
0,4
-6,3
-3,3
COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)
-0,3
1,0
0,2
5,7
9,0
7,5
8,2
9,0
9 – Veículos e motos, partes e peças
2,3
7,5
-5,2
4,7
18,8
11,5
9,9
9,2
10- Material de construção
-0,9
0,1
0,4
0,2
-1,0
0,6
0,6
0,0
11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo
26,0
27,7
24,0
18,4
Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Serviços e Comércio. (1) Séries com ajuste sazonal.
A atividade de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou alta de 6,9% frente a julho de 2022, primeiro resultado positivo após três meses (-5,8% em abril, -4,9% em maio e -8,8% em junho). No acumulado do ano, o resultado até julho de 2023 foi de 0,1%, invertendo a perda acumulada até junho (-1,1%). O indicador do acumulado dos últimos doze meses registra ganhos pelo décimo mês consecutivo (1,4% até julho de 2023).
A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria cresceu 6,5% frente a julho de 2022, alcançando o quinto mês consecutivo a registrar alta (fevereiro de 2023 apresentou -0,5% em relação a fevereiro de 2022). O setor apresentou a segunda maior alta no indicador interanual. O acumulado no ano, até julho, foi 3,0% e em doze meses, 3,8%.
O grupo Móveis e eletrodomésticos registrou alta de 3,4% no volume de vendas frente a julho de 2022, terceiro resultado consecutivo no campo positivo (-3,7% em abril, 0,4% em maio e 2,7% em junho). Em relação ao acumulado no ano até julho, ao passar de 1,1% até junho para 1,4% no mês de referência, a atividade mostra intensificação do ritmo de ganhos. O acumulado nos últimos doze meses foi a -0,3%, a menor perda acumulada da série de variações no campo negativo iniciada em outubro de 2021.
O grupamento de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 3,0% nas vendas frente a julho de 2022, contra aumento de 3,2% em junho de 2023 frente a junho de 2022. Em relação ao acumulado no ano, na comparação com o mesmo período do ano anterior, os últimos cinco meses indicam estabilidade no ritmo de crescimento: 2,6% até março, 2,8% até abril, 2,5% até maio, 2,6% até junho e 2,7% até julho. O indicador acumulado dos últimos 12 meses registra ganho de 2,6% até julho.
O setor de Tecidos, vestuário e calçados, na comparação interanual, apresentou alta de 1,6% no volume de vendas frente a julho de 2022, primeiro resultado positivo desde janeiro de 2023 (2,4%). No ano, o setor acumulou -9,6% até maio, -9,0% até junho e -7,5% até julho. O acumulado nos últimos dozes meses (-9,6%) está negativo por oito meses consecutivos.
O setor de Livros, jornais, revistas e papelaria apresentou queda de 7,3% no volume de vendas frente a julho de 2022, sexto consecutivo no ano de 2023 dentre os sete apurados até julho (janeiro foi o único a registrar aumento: 18,3%). No ano o setor acumula perdas até julho (-0,7%) em relação ao mesmo período do ano anterior, primeiro ponto no campo negativo após 18 meses acumulando ganhos. Em doze meses, o crescimento é de 3,7%, menor patamar, para este indicador, desde junho de 2022, quando registrou 4,0%.
A atividade de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, etc., apresentou queda de 4,9% nas vendas frente a julho de 2022, décima quinta consecutiva na comparação interanual (último ponto a registrar alta foi abril de 2022). Até julho o setor acumula queda de 12,5%, na comparação com o mesmo período de 2022, mesmo ritmo de perda desde abril (-12,4% em abril, -13,5% em maio e -13,7% em junho). Em termos de resultado acumulado nos últimos doze meses, ao passar de -13,3% até junho para -11,1% em julho, o setor mostrou também mostra perdas.
O grupamento de Combustíveis e lubrificantes apresentou queda de 2,8% nas vendas frente a julho de 2022, primeiro mês em queda após 17 meses de resultados positivos. Em relação ao acumulado no ano até julho, ao passar de 14,3% até junho para 11,3% no mês de referência, a atividade mostra queda de ritmo de vendas. O acumulado nos últimos doze meses foi de 21,0% até junho para de 18,8% em julho, mostra diminuição de intensidade de crescimento.
Incluindo as atividades com varejo ampliado, o volume de vendas de Veículos e motos, partes e peças apresentou alta de 9,8% nas vendas frente a julho de 2022, terceiro mês positivo consecutivo (1,5% em maio e 17,8% em junho de 2023). Com isso, o acumulado do ano foi de 6,0%, sétimo valor positivo para este indicador e o maior patamar desde dezembro de 2021 (14,9%). Nos últimos dozes meses, o acumulado foi a 2,2%, segunda alta consecutiva.
O grupo de Material de construção apresentou variação de -0,3% nas vendas frente a julho de 2022, sexta consecutiva para este indicador (-5,7% em fevereiro, -5,0% em março, -7,7% em abril, -2,0% em maio e -2,4% em junho). Em relação ao acumulado no ano até julho, ao passar de -3,6% até junho para -3,1% no mês de referência, a atividade manteve ritmo de queda, mesma trajetória do acumuado de 12 meses: -7,0% até junho e -5,8% até julho.
No caso do Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo, houve alta de 19,9% ante julho de 2022. No ano, o acumulado foi a 9,8%.
Vendas crescem em 14 Unidades da Federação em relação a junho
Em julho, houve resultados positivos em 14 das 27 UFs, com destaque para: Espírito Santo (3,3%), Paraíba (2,4%) e Rio Grande do Sul (2,1%). Pressionando negativamente, figuram 11 UFs, com destaque para Acre (-2,1%), Alagoas (-1,6%) e Rio Grande do Sul (-1,3%). Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte apresentaram estabilidade (0,0%).
No comércio varejista ampliado, houve quedas em 17 das 27 UF, com destaque para: Pará (-6,7%), Tocantins (-4,8%) e Rondônia (-4,5%). No campo positivo figuram 10 UFs, com destaque para Paraíba (4,9%), Espírito Santo (4,0%) e Rio Grande do Sul (3,9%).
Na comparação interanual, vendas sobem em 21 das 27 Unidades da Federação
Frente a julho de 2022, as vendas no comércio varejista tiveram alta em 21 das 27 UFs, com destaque para: Tocantins (14,6%), Ceará (12,3%) e Maranhão (11,0%). As quedas mais intensas foram em Rondônia (-1,6%), Rio Grande do Sul (-1,1%) e Mato Grosso (-0,6%).
Já no comércio varejista ampliado, houve crescimento em 24 UFs, com destaque para: Bahia (28,6%), Maranhão (26,5%) e Ceará (24,5%). Apenas Mato Grosso do Sul (-12,2%), Roraima (-2,2%) e Goiás (-1,8%) obtiveram resultados negativos.
Palavras-chave: Vendas no varejo sobem 0, 7% em julho