Na última semana, a prefeitura de Mâncio Lima decretou situação de calamidade pública, em virtude das tempestades ocasionadas nos dias 04, 10 e 13 de setembro. Desde os primeiros momentos, o governo do Estado atuou para oferecer toda a assistência necessária, apoiando os manciolimenses afetados pelos fenômenos.
Com as tempestades, cerca de 660 famílias foram afetadas, o que acarretou muitos transtornos e prejuízos. No último sábado, 16, uma equipe da Defesa Civil estadual chegou à Mâncio Lima para prestar apoio técnico para auxiliar no reconhecimento da decretação de situação de calamidade pública junto ao governo Federal.
“Após a situação de decretação de calamidade pública pela prefeitura, nós viemos auxiliar no reconhecimento da decretação de calamidade junto ao governo federal. Estamos aqui dando todo o apoio necessário em benefício das famílias atingidas pelos sinistros”, relatou o tenente coronel Florisvan Craveiro, da Defesa Civil estadual.
José Maria, que perdeu parcialmente a casa, móveis e eletrodomésticos, comemorou a assistência já recebida. ” O governo do Estado e a prefeitura de Mâncio Lima estão presentes na hora que a gente mais precisa. A ajuda que eu já recebi foi bem vinda, ajudou e eu espero receber mais”, disse.
Para Adriana Santos, coordenadora da Defesa Cívil do município, o apoio do governo do Estado é essencial. “Desde o início, nós estamos contando com esse apoio técnico muito significativo. Já nos próximos dias, nós receberemos ajuda humanitária”, citou.
Já nessa semana, a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), irá enviar cestas básicas, roupas e calçados em assistência às famílias. A Defesa Civil estadual, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Militar, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) e a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), já estão atuando junto à prefeitura de Mâncio Lima.