Chính recebe do Corinthians uma camiseta
personalizada com seu nome/ Foto: Kaíque Mariano Idalgo/ Agência Corinthians
Na manhã deste domingo (24), o Sport Club Corinthians Paulista recebeu em sua sede social, no Parque São Jorge, a visita do primeiro-ministro do Vietnã, Phạm Minh Chính, junto com sua comitiva, assessores e a imprensa vietinamita. Este foi o seu único compromisso no Brasil, além de uma reunião com o presidente Luis Inácio Lula da Silva, em Brasília na mesma tarde do domingo.
Na visita, o primeiro-ministro visitou o clube, o Memorial, além de assistir alguns minutos de um jogo da base, na Fazendinha. Também acompanharam a visita Cintia do Amaral (diretora de esportes da secretaria de esportes do Estado de São Paulo, representando a secretária de esportes do Governo do Estado de São Paulo), Wagner Alcântara (vice-presidente do Corinthians), André Carrijo (diretor cultural do Timão), além de outros representantes de diversas instituições e do clube. Antônio Goulart (diretor de relações institucionais do clube) não pôde comparecer ao evento, mas viabilizou a visita oficial da autoridade ao Corinthians.
André Carrijo, Wagner Alcântara, Phạm Minh Chính e Cintia do Amaral após reunião na presidência do Parque São Jorge. Foto: Kaíque Mariano Idalgo/ Agência Corinthians
Como foi a visita
O início do encontro se deu na sede, em sala de reunião da presidência, com discurso do premiê, que ressaltou como o povo vietnamita admira o futebol brasileiro e seus grandes jogadores. Ele destacou o quanto a prática esportiva é essencial para sua política de estado e que estão ansiosos em promover parcerias com outros países e clubes, em especial o Brasil e o Corinthians, para desenvolver o futebol no País. “Queremos um dia disputar a final da Copa do Mundo contra o Brasil”, brincou.
“Nós temos categorias de base muito ativas em alguns clubes, que disputam torneios asiáticos e algumas já são campeãs. Para esses atletas e para os profissionais estamos em busca de jogadores e técnicos brasileiros”, revelou o primeiro-ministro, acrescentando que já há alguns jogadores brasileiros atuando no Vietnã.
Wagner agradeceu a presença, dizendo que honrava muito o Corinthians recebê-los, e que acreditava muito no potencial do intercâmbio cultural entre o Corinthians e as instituições esportivas do país asiático. “Estamos muito felizes com este contato e sabemos que poderá ser intensamente produtiva a nossa exportação de conhecimento esportivo para o Vietnã, assim como a importação da experiência que vocês já possuem para melhorar nossos processos”, disse.
A reunião na sede foi encerrada com troca de presentes. O Corinthians deu ao premiê duas camisetas da atual temporada, uma autografada pelos atletas do profissional masculino, e outra customizada com o nome dele. Deu ainda uma bola autografada pelos atletas e as luvas usadas por Cássio no jogo contra o Botafogo, assinadas pelo goleiro. Recebeu ainda uma placa em sua homenagem da Câmara Municipal de São Paulo, ressaltando sua contribuição com as relações diplomáticas com o Brasil.
Primeiro-ministro e vice-presidente no Memorial, com os troféus dos mundiais. Foto: Kaíque Mariano Idalgo/ Agência Corinthians
Em seguida, Chính e sua comitiva visitaram o Memorial Corinthians onde conheceram alguns aspectos da história vitoriosa do Corinthians, com destaque para a ala dedicada à Democracia Corinthiana e o setor das Brabas. “É muito importante o que o Corinthians tem feito pelo futebol feminino, é essencial para o crescimento e empoderamento das mulheres, para que joguem profissionalmente em igualdade com os homens.”
Wagner e Chính brindam no Bar da Torre, localidade histórica do clube por se tratar do bar onde integrantes da Democracia Corinthiana bebiam cerveja após os treinos. Foto: Kaíque Mariano Idalgo/ Agência Corinthians
Antes de finalizar a visita, o primeiro-ministro resolveu quebrar o protocolo, dando uma volta na Fazendinha, onde estava ocorrendo jogo do Sub-11 e Sub-13. Este passeio não estava previsto no cronograma oficial, e nem o encerramento no Bar da Torre. Sob o calor recorde que fazia em São Paulo no domingo, o premiê resolveu tirar a gravata e tomar uma cerveja com Wagner e parte da comitiva, enquanto agradecia novamente a acolhida e reforçavam planos futuros. Para fechar com chave de ouro, ele e outros integrantes de seu grupo gritaram “Vai, Corinthians!” e brindaram.
Em seguida o premiê foi para Brasília.
Tags: Institucional, Notícias
Categoria(s): Institucional