Em momento de valorização dos servidores públicos do Estado, o governador Gladson Cameli prestigiou, na manhã desta segunda-feira, 9, a cerimônia de abertura do Curso de Formação de Sargentos (CFS II/2023) da Polícia Militar do Acre (PMAC), no auditório do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em Rio Branco.
Profissionais da PMAC de todo o estado compõem a turma de 195 alunos que irão se especializar, nos próximos seis meses, no desempenho de funções operacionais e administrativas, com previsão de conclusão do treinamento para março de 2024.
Na aula inaugural, Gladson Cameli reafirmou o compromisso do Estado em valorizar aqueles que se dedicam às forças de segurança e lembrou que “governar é respeitar opiniões, entender o que cada instituição pensa e colaborar para que cada um possa cumprir o que está na Constituição”.

O governador lembrou ainda momentos desafiadores na gestão pública e ressaltou a força da união entre as instituições para avançar como estado e apoiar a população. “Estamos aqui construindo pontes, enquanto há países as destruindo. Que possamos ter união para vencer os momentos difíceis”, afirmou o governador.

Valorização e respeito
Como forma de valorização e respeito, a vice-governadora Mailza Assis reafirmou o empenho do governo em investir na formação e capacitação dos servidores públicos. O investimento para a capacitação é de aproximadamente R$200 mil. “O governo do Estado está investindo na segurança pública, nos nossos policiais, que fazem um trabalho de excelência, primordial e necessário”, afirmou.

O comandante-geral da PMAC, tenente-coronel Luciano Dias, lembrou a atenção dos gestores em cuidar dos combatentes em formação. “São anos no serviço, vocês suportaram o processo e estão aqui para uma nova jornada. É um momento ímpar. Todos fazem o sacrifício necessário para fazer acontecer, cumprindo firmemente o compromisso de servir e proteger o povo acreano. Os desafios são grandes, mas sabemos da capacidade de todos nessa missão”, afirmou.

O aluno-sargento Davi Rauber de Alencar afirmou a alegria da turma de 2014 em uma formação tão esperada. “São mais de nove anos desde o ingresso na Polícia Militar. Almejamos a tão sonhada graduação de sargento e hoje damos o primeiro passo, com muita alegria, sabendo que com a instrução poderemos prestar um serviço ainda melhor para a população”, celebrou.
Em demonstração de valorização e respeito, o governador prestou homenagem especial ao capitão da Polícia Militar e atuante na organização das ordens, Jairton Silverio, presente no evento.

“Estamos aqui com 195 profissionais agora em outra missão, com o comando de novas atribuições e responsabilidades. Tenho certeza de que sairão daqui profissionais muito bem capacitados para desempenhar as suas atribuições”, disse o diretor de Ensino da PMAC, Cristian Diogo.
Aula inaugural
A aula inaugural também celebrou um momento de respeito cívico, com a execução dos hinos Nacional e da PMAC pela banda da corporação e, após declarações das autoridades, foi ministrada palestra sobre a figura dos sargentos na estrutura militar.

A solenidade contou ainda com a presença de representantes do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Acre (CBMAC), da Infantaria de Selva do Exército Brasileiro, de deputados estaduais, da Ordem dos Advogados do Brasil – AC, do Centro Integrado de Educação Pública (Cieps) e da Procuradoria-Geral do Estado (PGE).