sábado, 10 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Atletas acreanos já conquistaram sete medalhas na etapa nacional dos jogos escolares

02/11/2023
in Acre
Acre – Atletas acreanos já conquistaram sete medalhas na etapa nacional dos jogos escolares

Até esta quarta-feira, 1º, o Acre já tinha conquistado sete medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), que estão sendo realizados em Brasília. São duas de ouro, três de prata e  duas de bronze. A delegação acreana tem o apoio do governo do estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Thiago Silva conquistou a medalha de ouro no arremesso de peso. Foto: Helder Freire/Fade

Os vencedores na modalidade individual são: Thiago Silva de Aguiar, ouro no arremesso de peso; Gustavo da Silva de Souza, ouro no arremesso de peso adaptado; Moisés Ferreira de Sousa, prata no lançamento de martelo; Jamerson Nascimento, bronze no lançamento do disco; e Melyssa de Souza Gomes, bronze no judô.

Na modalidade coletiva, o Colégio Acreano conquistou medalha de prata – na série prata – com a equipe de basquete feminino, e a Escola Manoel Pinheiro Moreira levou a medalha de prata – na série bronze – com a equipe de futsal feminino.

Equipe de basquete feminino do Colégio Acreano, que ganhou a medalha de prata na modalidade coletiva. Foto: Helder Freire/Fade

Incentivo

A competição começou no dia 27 de outubro e prossegue até o dia 9 de novembro. Os jogos reúnem estudantes-atletas de todo o país, com idade entre 12 e 14 anos, e são promovidos pela Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). Do Acre são 202, mais 35 professores-técnicos e dirigentes.

Gustavo Silva, ouro no arremesso de peso, junto com professores-técnicos e o dirigente da Federação Acreana. Foto: Helder Freire/Fade

Os resultados têm incentivado os estudantes a reforçarem a dedicação para mais conquistas. “Isso vai me incentivar a treinar mais e conquistar mais medalhas”, afirmou Thiago Silva de Aguiar – ouro no arremesso de peso.

Equipe de futsal feminino da Escola Manoel Pinheiro, que conquistou a medalha de bronze na modalidade coletiva. Foto: Helder Freire/Fade

“Penso, para o futuro, ganhar mais medalhas para o Acre”, disse também Gustavo da Silva de Souza, ouro no arremesso de peso adaptado, sendo esta a primeira vez que participa da disputa.

Medalhista de prata, Moisés Ferreira de Sousa. Foto: Helder Freire/Fade

O medalhista de prata no lançamento de martelo, Moisés Ferreira de Sousa, definiu assim a satisfação: “É a primeira competição que eu participo em Brasília, representando o Acre, e estou muito feliz”. Ele agradeceu a Deus e ao seu professor de Educação Física, Edson Coelho, pela vitória.

Jamerson Nascimento, bronze no lançamento de disco. Foto: Helder Freire/Fade

Dos 202 estudantes-atletas acreanos, 112 participam da primeira etapa da disputa, que iniciou em 27 de outubro e encerra nesta quinta-feira, dia 2, quando também começa a segunda fase, que prossegue até o dia 9 deste mês, com a participação dos outros 90 estudantes do estado.

Comemoração

As conquistas também são comemoradas por professores-técnicos e dirigentes esportivos que integram a delegação, os quais destacam a importância do incentivo ao esporte para a juventude. “Ao invés de estarem na rua, em algum tipo de ilícito, os jovens estão praticando esporte e se tornando pessoas saudáveis, acima de tudo”, afirmou o professor Thiago Henrique Almeida, treinador do medalhista Thiago.

Balanço

Presidente da Fade, João Renato (direita) com o governador Gladson Cameli e o presidente da CBDE, Antônio Hora Filho. Foto: Marcos Vicentti/Secom

O presidente da Federação Acreana de Desporto Escolar (Fade),  João Renato Jácome, destacou a importância do apoio do governo do Estado no transporte da delegação. “Sem esse apoio não conseguiríamos participar”, disse, destacando ainda a viabilização da iniciativa por meio do Termo de Parceria entre a Fade e o governo do Acre.

João Renato ressaltou ainda, o incentivo pessoal do governador Gladson Cameli, inclusive na segunda-feira, 30, quando se encontrou com integrantes da equipe, bem como o trabalho da Fade “ao incentivar a competitividade entre os estudantes durante o ano” quando, afirmou, foram alcançados 6.300 estudantes-atletas de escolas públicas e privadas; 240 professores-técnicos e mais de 80 instituições de ensino.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreacreanosAtletasconquistaramdosEscolaresEtapaJÁjogosMedalhasnacionalSETE

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.