O São Paulo Futebol Clube, com imensa tristeza, informa e lamenta o falecimento de Rubens Francisco Minelli, ocorrido nesta quinta-feira, dia 23 de novembro de 2023. O ex-treinador e ex-jogador tinha 94 anos de idade.
Nascido na cidade de São Paulo no dia 19 de dezembro de 1928, Minelli desde cedo esteve ligado ao futebol. Ainda na infância, quando morava nos Campos Elíseos, já competia por clubes como Ypiranga, Nacional, Palmeiras e o próprio São Paulo, onde atuou no time juvenil e sagrou-se campeão da categoria em 1946.
O auge, dentro das quatro linhas, se deu no Taubaté, campeão da segunda divisão estadual em 1954. Aos 27 anos, porém, abandonou os gramados após sofrer uma séria fratura na perna. Assim, dedicou-se aos estudos e formou-se em Ciências Econômicas. Nunca, porém, deixou o futebol de lado.
Rapidamente começou a carreira de técnico, primeiramente comandando times universitários e, depois, de categorias de base. Foi em 1963, já no futebol profissional, onde faturou o primeiro título na função, com o América de São José do Rio Preto, também em divisão de acesso.
Foi nos anos 1970, contudo, que alcançou o estrelato como um técnico de imenso renome levando o Internacional a um tricampeonato estadual (1974 a 1976) e a um bicampeonato brasileiro (1975 e 1976).
No ápice da carreira, Minelli chegou ao São Paulo no dia 16 de dezembro de 1976 para o desafio de levar o Tricolor a um novo patamar: o de grande clube não só do estado de São Paulo, mas do Brasil.
E deu certo: sob comando de Minelli, os são-paulinos sagraram-se, pela primeira vez, campeões brasileiros, no dia 5 de março de 1978 (competição válida pela temporada de 1977).
Ao todo, o treinador dirigiu o Tricolor em 166 jogos, com 79 vitórias, até o dia 22 de julho de 1979, sendo o sétimo colocado no ranking de técnicos que mais comandaram o clube até os dias de hoje.
Adepto de novos desafios, Minelli deixou o São Paulo para treinar o Al-Hilal, da Arábia Saudita. Posteriormente rodou o Brasil, treinando muitos clubes, como Palmeiras, Corinthians e Grêmio. Encerrou a carreira de técnico em 1998, assumindo funções diretivas (inclusive no São Paulo), nos anos 2000.
O São Paulo Futebol Clube se solidariza com família e amigos neste momento de dor.