domingo, 8 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

IBGE – Produção industrial varia 0,1% em outubro

30/11/2023
in Notícias

Em outubro de 2023, a produção industrial nacional variou 0,1% frente a setembro, na série com ajuste sazonal. Na comparação com outubro de 2022, na série sem ajuste sazonal, houve crescimento de 1,2%. Os índices acumulados no ano e nos últimos 12 meses apresentaram variação nula (0,0%).



Outubro 2023/ setembro 2023
0,1%


Outubro 2023/ outubro 2022
1,2%


Acumulado no ano 
0,0%


Acumulado em 12 meses
0,0%


Média móvel trimestral 
0,1%

Somente uma das quatro grandes categorias econômicas e 14 dos 25 ramos industriais pesquisados mostraram crescimento na produção. Entre as atividades, a influência positiva mais importante foi assinalada por produtos alimentícios, que avançou 1,6% em outubro de 2023, após recuar 0,2% no mês anterior, quando interrompeu dois meses consecutivos de expansão na produção, período em que acumulou ganho de 1,6%.
Outras contribuições positivas sobre o total da indústria vieram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (3,7%), de máquinas e equipamentos (2,4%), de produtos de metal (2,3%), de veículos automotores, reboques e carrocerias (0,9%), de bebidas (1,6%), de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (2,3%) e de produtos de borracha e de material plástico (1,3%).
Por outro lado, entre as onze atividades que apontaram redução na produção, coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-1,4%) e indústrias extrativas (-1,1%) exerceram os principais impactos em outubro de 2023, com a primeira interrompendo três meses consecutivos de crescimento na produção, período em que acumulou expansão de 2,0%; e a segunda eliminando parte do avanço de 5,9% assinalado no mês anterior. Vale destacar também os recuos assinalados em equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-2,6%) e de impressão e reprodução de gravações (-5,8%).



 Produção Industrial por Grandes Categorias Econômicas – Brasil – Outubro de 2023


Grandes Categorias Econômicas
Variação (%)


Outubro 2023 /  Setembro 2023*
Outubro 2023 /  Outubro 2022
Acumulado  Janeiro-Outubro
Acumulado nos Últimos 12 Meses


Bens de Capital
-1,1
-10,3
-10,3
-9,0


Bens Intermediários
0,9
1,3
-0,1
0,0


Bens de Consumo
-1,1
3,0
2,1
1,8


  Duráveis
-2,4
-3,2
2,5
2,3


  Semiduráveis e não Duráveis
-0,3
4,0
2,0
1,8


Indústria Geral
0,1
1,2
0,0
0,0


*Série com ajuste sazonal 

Entre as grandes categorias econômicas, ainda na comparação com o mês imediatamente anterior, bens intermediários (0,9%) apontou a única taxa positiva em outubro de 2023, após também avançar em setembro (0,6%), quando interrompeu quatro meses consecutivos de recuo na produção, período em que acumulou perda de 1,2%.
Por outro lado, o setor produtor de bens de consumo duráveis (-2,4%) assinalou a queda mais intensa nesse mês e marcou o segundo mês seguido de recuo na produção, período em que acumulou redução de 6,7%. Os segmentos de bens de capital (-1,1%) e de bens de consumo semi e não duráveis (-0,3%) também mostraram resultados negativos em outubro de 2023, com ambos apontando a segunda taxa negativa consecutiva e acumulando nesse período perdas de 3,2% e 2,1%, respectivamente.
Média móvel trimestral varia 0,1% no trimestre encerrado em outubro
Ainda na série com ajuste sazonal, o índice de média móvel trimestral para a indústria foi de 0,1% no trimestre encerrado em outubro de 2023 frente ao nível do mês anterior, após registrar variação nula (0,0%) nos meses de setembro, agosto e julho de 2023.
Entre as grandes categorias econômicas, ainda na série com ajuste, bens de capital (0,5%), bens intermediários (0,4%) e bens de consumo duráveis (0,2%) assinalaram os resultados positivos em outubro de 2023, com todas interrompendo quatro meses consecutivos de queda produção, período em que acumularam redução de 8,4%, 0,8% e 2,4%, respectivamente.
Por outro lado, o setor de bens de consumo semi e não duráveis (-0,1%) mostrou a única taxa negativa nesse mês e interrompeu a trajetória ascendente iniciada em maio de 2023.
Frente a outubro de 2022, produção industrial avança 1,2%
Na comparação com igual mês de 2022, o setor industrial assinalou avanço de 1,2% em outubro de 2023, com resultados positivos em duas das quatro grandes categorias econômicas, 12 dos 25 ramos, 36 dos 80 grupos e 46,5% dos 789 produtos pesquisados. Vale citar que outubro de 2023 (21 dias) teve 1 dia útil a mais do que igual mês do ano anterior (20).
Entre as atividades, as principais influências positivas no total da indústria foram registradas por coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (10,8%) e produtos alimentícios (4,3%). Também se destacaram os ramos de bebidas (8,8%), de produtos de madeira (18,3%), de produtos de borracha e de material plástico (4,2%), de produtos químicos (1,4%), de produtos têxteis (7,2%), de indústrias extrativas (0,5%) e de móveis (6,9%).
Por outro lado, entre as treze atividades em queda, veículos automotores, reboques e carrocerias (-7,1%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-15,6%) e máquinas e equipamentos (-6,5%) exerceram as maiores influências na formação da média da indústria. Outros impactos negativos importantes foram assinalados por metalurgia (-3,5%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-6,6%), produtos de minerais não metálicos (-5,3%), produtos diversos (-7,8%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (-4,1%), produtos de metal (-2,8%) e produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-2,8%).
Bens de consumo semi e não duráveis e bens intermediários crescem frente a 2022
Entre as grandes categorias econômicas, ainda no confronto com igual mês do ano anterior, bens de consumo semi e não duráveis (4,0%) e bens intermediários (1,3%) assinalaram, em outubro de 2023, as expansões entre as grandes categorias econômicas.
Por outro lado, os setores produtores de bens de consumo duráveis (-3,2%) e de bens de capital (-10,3%) registraram as taxas negativas nesse mês.
O setor produtor de bens de consumo semi e não duráveis mostrou expansão de 4,0% em outubro de 2023 frente a igual período do ano anterior, terceira taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação e a mais intensa dessa sequência. O desempenho positivo nesse mês foi explicado, principalmente, pelas expansões observadas nos grupamentos de alimentos e bebidas elaborados para consumo doméstico (5,7%) e de carburantes (11,0%).
Vale citar também os resultados positivos registrados pelos grupamentos de não duráveis (2,2%) e de alimentos e bebidas básicos para consumo doméstico (11,1%).
Por outro lado, o grupamento de semiduráveis (-6,7%) assinalou o único impacto negativo nessa categoria, pressionado, em grande parte, pela menor produção de telefones celulares, discos de vídeo (DVD), bolsas e mochilas, tênis, bermudas, jardineiras, shorts e semelhantes, blusas, camisas e semelhantes (de malha ou não) e calçados femininos de couro.
A produção de bens intermediários cresceu 1,3% em outubro de 2023 frente a igual período do ano anterior, terceira taxa positiva consecutiva nesse tipo de comparação e a mais intensa dessa sequência. O resultado desse mês foi explicado, principalmente, pelos avanços nos produtos associados às atividades de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (10,7%), de produtos alimentícios (2,4%), de produtos têxteis (10,9%), de produtos de borracha e de material plástico (3,7%) e de indústrias extrativas (0,5%).
Por outro lado, as pressões negativas foram registradas por veículos automotores, reboques e carrocerias (-8,6%), metalurgia (-3,5%), produtos de minerais não metálicos (-5,3%), máquinas e equipamentos (-7,1%), celulose, papel e produtos de papel (-2,6%), produtos de metal (-2,0%) e produtos químicos (-0,9%).
Ainda nessa categoria econômica, vale citar também os resultados assinalados pelos grupamentos de insumos típicos para construção civil (-2,4%), que marcou o vigésimo sexto recuo seguido nesse tipo de comparação; e de embalagens (4,7%), que voltou a crescer após recuar no mês anterior (-0,5%).
O segmento de bens de consumo duráveis recuou 3,2% em outubro de 2023, intensificando a queda de 3,0% assinalada em setembro último. Nesse mês, o setor foi pressionado, em grande medida, pela redução na fabricação de eletrodomésticos da “linha marrom” (-25,8%) e de automóveis (-5,2%). Vale citar também o recuo registrado por motocicletas (-3,0%). Por outro lado, os impactos positivos vieram de eletrodomésticos da “linha branca” (10,6%) e dos grupamentos de outros eletrodomésticos (7,1%) e de móveis (7,5%).
Já o setor produtor de bens de capital mostrou queda de 10,3% em outubro de 2023 frente a igual período do ano anterior, sétima taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação. Na formação do índice desse mês, o segmento foi influenciado, principalmente, pelos recuos observados nos grupamentos de bens de capital para equipamentos de transporte (-14,9%) e de bens de capital para energia elétrica (-31,0%), pressionados, em grande parte, pela menor produção de caminhões, caminhão-trator para reboques e semirreboques e aviões, no primeiro; e de geradores de corrente contínua, no segundo.
Os demais resultados negativos foram dos grupamentos de bens de capital para construção (-25,5%), para fins industriais (-3,5%), de uso misto (-6,5%) e agrícolas (-0,7%).
Acumulado no ano tem variação nula (0,0%)
No índice acumulado no ano, frente a igual período do ano anterior, o setor industrial assinalou variação nula (0,0%), com resultados negativos em duas das quatro grandes categorias econômicas, 15 dos 25 ramos, 51 dos 80 grupos e 56,7% dos 789 produtos pesquisados.
Entre as atividades, as principais influências negativas vieram de produtos químicos (-6,3%), veículos automotores, reboques e carrocerias (-5,9%), máquinas e equipamentos (-6,6%), máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-10,6%), equipamentos de informática, produtos eletrônicos e ópticos (-9,9%) e produtos de minerais não metálicos (-7,2%).
Vale destacar também as contribuições negativas assinaladas pelos ramos de confecção de artigos do vestuário e acessórios (-8,3%), de metalurgia (-2,7%), de produtos de madeira (-9,7%), de produtos de metal (-3,4%) e de produtos diversos (-8,1%).
Por outro lado, entre as nove atividades que apontaram expansão na produção, indústrias extrativas (5,4%), coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (5,3%) e produtos alimentícios (3,8%) exerceram as maiores influências na formação da média da indústria. Outros impactos positivos importantes foram registrados por produtos farmoquímicos e farmacêuticos (5,4%) e outros equipamentos de transporte (10,7%).
Entre as grandes categorias econômicas, o acumulado no ano mostrou menor dinamismo para bens de capital (-10,3%), devido às reduções na fabricação de bens de capital para equipamentos de transporte (-12,7%), energia elétrica (-28,6%) e fins industriais (-7,2%). O acumulado no ano do setor de bens intermediários (-0,1%) também recuou.
Por outro lado, o segmento de bens de consumo duráveis (2,5%) apontou o avanço mais acentuado no período janeiro-outubro de 2023, impulsionado, em grande medida, pela maior produção de eletrodomésticos (7,6%), de automóveis (2,3%) e de motocicletas (11,6%). O acumulado no ano de bens de consumo semi e não duráveis (2,0%) também cresceu.
Palavras-chave: Produção industrial varia 0, 1% em outubro

IBGE

Tags: IBGEIndustrialoutubroproduçãovaria

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.