sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

São Paulo F.C. – 30 anos do bicampeonato mundial do Tricolor

11/12/2023
in São Paulo FC
São Paulo F.C. – 30 anos do bicampeonato mundial do Tricolor

Antes da bola rolar, no dia 12 de dezembro de 1993, o São Paulo já era um time campeão do mundo, afinal, um ano antes, vencera o temido Barcelona por 2 a 1, de virada e conquistara o título. Para defender a coroa, o Tricolor teve que se tornar bicampeão da Copa Libertadores (com a maior goleada até hoje já realizada em finais desse torneio, 5 a 1 sobre a Universidad Católica) e viajar mais uma vez para o Japão, onde nessa oportunidade enfrentaria o poderoso Milan.

BAIXE O PROGRAMA OFICIAL DO CAMPEONATO

Talvez muitos não acreditassem que o São Paulo poderia derrotar dois esquadrões do futebol no torneio mais importante disputado entre clubes. Certamente somente aqueles que não conheciam o trabalho de Telê Santana e a categoria e dedicação de jogadores como Zetti, Cerezo, Leonardo e Palhinha, dentre outros.

Com a bola rolando ficou claro que o time são-paulino não se intimidou, apesar dos sustos e lampejos milanistas na área de defesa brasileira, quando chegaram a acertar o travessão aos 13 minutos da primeira etapa.

 
BAIXE AS REVISTAS OFICIAIS DO SÃO PAULO PRÉ-TÍTULO E PÓS TÍTULO

Sem nervosismo, o Tricolor tocou bem a bola. Não com o intuito de desperdiçar tempo: cada toque visava encontrar o companheiro melhor posicionado – e este nunca estava parado! Todos os jogadores buscavam o lance, fornecendo opção de jogo a quem detinha brevemente a bola, pois, caso não quisessem ouvir um berro do Telê, teriam que passá-la em no máximo dois toques.

E foi assim que nasceu o primeiro gol são-paulino, marcado por Palhinha: Sem que nenhum adversário sequer tocasse na bola.

No segundo tempo, a equipe italiana partiu para cima logo de cara, a fim de não perder o controle do jogo e, aos três minutos, empatou com Massaro, depois de jogada que começou com uma cobrança de lateral e de um balão lançado para o atacante do Milan.

Ao Tricolor coube manter o mesmo esquema ofensivo e dinâmico que desestabilizava o time de Milão – que não via a cor da bola. Desta maneira, o São Paulo voltou a ficar à frente no placar, agora com Cerezo, E, novamente, os rubro-negros não conseguiram interferir na jogada.

Todavia, a esquadra adversária além de possuir ótima técnica, também era persistente. O desgaste dos tricolores, que correram a 100% em praticamente todo a partida, começou a pesar nos minutos finais. Aos 35 minutos, o Milan empatou novamente, desta vez com Papin em jogada área ensaiada.

Quando tudo parecia indicar a prorrogação da decisão, em 30 minutos a mais de um jogo em que os são-paulinos já tinham empenhado todas as forças, o destino se fez presente no lance mais crucial do confronto, selando a história para sempre: Müller, de calcanhar, magistralmente (para o azar do goleiro Pagliuca) definiu a vitória são-paulina aos 41 minutos.

Sem haver tempo para mais nada, todos os presentes no Estádio Nacional de Tóquio sabiam que o Campeão não perderia ali a coroa. O São Paulo Futebol Clube sagrou-se bicampeão mundial de clubes!

 
BAIXE A REVISTA DA CONMEBOL (COMPLETA OU PÁGINAS DO SPFC) E A REVISTA PLACAR

FICHA DO JOGO

12.12.1993
Tokyo (Japão)
Estádio Nacional de Tóquio

Associazione Calcio MILAN 2 X 3 SÃO PAULO Futebol Clube

1993_mundialZetti, Dinho, Ronaldão, Cafu, Leonardo e Cerezo;
Hélio Santos (massagista), Müller, Doriva, Válber, Palhinha, André Luiz e Araújo (roupeiro)

ACM: Rossi; Panucci, Baresi, Costacurta e Maldini; Albertini (Orlando, 34’/2), Desailly e Donadoni; Massaro, Papin e Raducioiu (Tassotti, 34’/2). Técnico: Fabio Capello.

Gols: Massaro, 3’/2; Papin, 35’/2

SPFC: Zetti; Cafu, Válber, Ronaldão (capitão) e André Luiz; Doriva, Dinho, Toninho Cerezo e Leonardo; Palhinha (Juninho, 19’/2) e Müller. Técnico: Telê Santana.

Gols: Palhinha, 19’/1; Toninho Cerezo, 14’/2; Müller, 41’/2

Árbitro: Joël Quinou (França)
Assistente 1: Park Hae Yong (Coréia do Sul)
Assistente 2: Yamaguchi Morihisa (Japão)
Público: 52.275 pagantes


BAIXE O EBOOK COM AS FICHAS DE TODOS OS JOGADORES DA TEMPORADA DE 1993


BAIXE O EBOOK ESPECIAL DE TODOS OS TROFÉUS DA TEMPORADA DE 1993


COMPRE O LIVRO 1993: O ANO DE OURO



São Paulo FC

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AnosbicampeonatoF.CmundialPauloSãoTricolor

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.