Thiago Carpini é o novo técnico do São Paulo Futebol Clube. O profissional foi um dos destaques do futebol brasileiro na última temporada e chega com contrato válido até 31 de dezembro de 2024 após a saída de Dorival Júnior para a seleção brasileira.
O treinador, que estava no Juventude, embarcará de Caxias do Sul para a capital paulista nesta sexta-feira (12) e dará sequência à pré-temporada do elenco, com foco nas disputas da Supercopa do Brasil e da CONMEBOL Libertadores, além de Paulista, Brasileirão e a defesa do título da Copa do Brasil.
“É um momento mágico, me preparei muito para isso. Trabalhar no São Paulo é um sonho realizado, ainda mais em um ano tão importante, de volta à Libertadores. O clube vem de uma temporada vitoriosa, com a conquista inédita da Copa do Brasil, e tem um elenco muito qualificado. Para mim, é uma realização pessoal e profissional”, afirmou o técnico Thiago Carpini.
“Fizemos uma seleção criteriosa, com diversas entrevistas. O Carpini é um treinador da nova geração, chega para seguir um caminho que traçamos em 2021 e nos levou à conquista de dois títulos”, afirmou o Presidente Julio Casares.
“Os resultados que obtivemos nos últimos três anos, quando disputamos quatro finais com três profissionais diferentes, nos mostraram que não poderíamos abrir mão da nossa identidade. O São Paulo é um time ofensivo, corajoso e que busca o protagonismo. Foi assim com Crespo, Rogério e Dorival, cada um com suas características. Enxergamos no Carpini, que vem de excelentes trabalhos, um treinador capaz de manter essas diretrizes e nos manter na condição de postulantes a títulos”, disse o diretor de futebol Carlos Belmonte.
Ao lado do comandante, chegam ao São Paulo o auxiliar técnico Estephano Djian e o preparador físico Caio Gilli.
No comando técnico de Água Santa e Juventude, em 2023, Carpini fez campanhas de destaque antes de acertar com o Tricolor: pelo clube de Diadema, foi vice-campeão estadual. Já pelo time do Rio Grande do Sul, arrancou da zona do rebaixamento do Campeonato Brasileiro da Série B para o acesso à elite, com o segundo lugar no geral.
CARREIRA
Thiago Carpini Barbosa, de 39 anos, nasceu em Valinhos, no interior paulista, e atuou como volante com passagens por diversos clubes, como Athletico Paranaense, Ponte Preta, Atlético-MG, Bahia e Guarani.
Após pendurar as chuteiras, o ex-jogador iniciou a sua trajetória fora das quatro linhas com cursos da CBF e da AFA (Associação de Futebol da Argentina) e foi auxiliar técnico do XV de Piracicaba, do Botafogo-PB e do Guarani, onde recebeu a primeira oportunidade como treinador.
Na equipe campineira, em 2019, assumiu o comando técnico do time na última colocação do Brasileirão da Série B e liderou a recuperação do Guarani, que evitou o rebaixamento.
O treinador também comandou o Oeste antes de assumir a Inter de Limeira no Campeonato Paulista de 2021, chegando às quartas de final após 35 anos – a última vez havia sido justamente quando foi campeã, em 1986.
Na temporada seguinte, desta vez pelo Santo André, o técnico alcançou novamente as quartas de final do Paulistão.
Ao deixar o time do ABC, Carpini passou pela Ferroviária e posteriormente foi contratado pelo Água Santa, onde fez uma campanha destacada, ficou com o vice-campeonato estadual e foi eleito o melhor treinador da competição.
Então, no segundo semestre, o técnico assumiu o Juventude e comandou a reação do clube gaúcho no Campeonato Brasileiro da Série B: assumiu o time na zona de rebaixamento para a Série C e arrancou para a vice-liderança, garantindo o acesso para a primeira divisão, com 17 vitórias, 11 empates e somente quatro derrotas em 32 jogos.