sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Comunicação humanizada é diferencial para conquistar clientes

29/01/2024
in Redação SP
Comunicação humanizada é diferencial para conquistar clientes

Estratégia deve refletir na produção de conteúdos, canais de atendimento, personalização de dados e valores da marca

Na relação entre empresas e clientes, a comunicação é uma das etapas mais estratégicas. Para se ter ideia, ela pode aumentar as vendas em 25%, segundo estudo da Marketing Research Guru. Por esse motivo, as empresas devem se manter atentas às mudanças na dinâmica comunicacional e às necessidades de adaptação.

Durante o evento Web Summit Rio 2023, especialistas em comunicação apontaram o contato humanizado como uma das principais tendências para 2024. O objetivo é o desenvolvimento de um relacionamento mais próximo com os clientes, na tentativa de entender suas reais necessidades e garantir satisfação. 

Cada vez mais, é comum que os consumidores queiram conectar-se com o negócio, e não apenas consumir. Nesse sentido, assumir um comportamento transparente e uma abordagem humanizada são formas de gerar identificação e conquistar a confiança do público. 

Nos estudos de marketing digital, a comunicação humanizada vem sendo discutida há tempos. Nas técnicas de Search Engine Optimization (SEO), por exemplo, a qualidade dos textos é um dos fatores para o ranqueamento no Google. 

Isso acontece porque o buscador valoriza a experiência dos usuários, deixando em evidência os conteúdos que podem ser úteis. Além disso, se o intuito é conquistar backlinks de qualidade, um bom texto, que fala diretamente com o público, também contribui para a conquista de melhores posições no ranking das buscas. 

Mas o diálogo sobre a comunicação humanizada não se restringe à área de marketing digital. Os setores de atendimento, venda e recursos humanos também têm estudado formas de colocá-la em prática, além de outros segmentos dentro da área da comunicação. Uma empresa de assessoria de imprensa, por exemplo, também pode incorporar a proposta, uma vez que lida com a reputação e o posicionamento de marcas no mercado.

O que é conteúdo humanizado?

Apesar do avanço tecnológico e da utilização da Inteligência Artificial (IA) para facilitar diversos processos, a maioria das pessoas prioriza experiências conversacionais naturais, como revela a pesquisa CX Trends 2023. 

O estudo foi desenvolvido pela empresa Zendesk, incluindo quase 4.800 entrevistas com empresários e 3.700, com consumidores. Os resultados apontam para uma “nova era das experiências”, em que a proposta é fazer o cliente sentir-se visto e ouvido. Em contrapartida, as empresas conquistam um diferencial competitivo no mercado. 

Nesse sentido, destaca-se a busca das organizações por interações naturais e fluidas com os consumidores, seja através de canais de atendimento, uso de IA com linguagem natural (NLP) ou a personalização de conteúdos.

O compartilhamento de histórias da empresa e a elaboração de materiais autênticos, interativos e imersivos são exemplos de conteúdos humanizados. Outro dado que a pesquisa revela é que 77% dos líderes de negócios tiveram um ROI positivo com investimentos em experiências imersivas. 

Normalmente, a proposta é o envolvimento do público, buscando desenvolver uma ligação mais pessoal para a coleta de dados, o que é combustível para a criação de campanhas personalizadas. Dessa forma, a entrega de conteúdos mais precisos, de acordo com a etapa da jornada de compra do cliente, tem potencial de gerar melhores resultados, pois as chances de compartilhamento são maiores, ampliando o alcance da marca e conquistando possíveis backlinks orgânicos.

Personalização de dados será principal ferramenta

Para 2024, as empresas devem investir em experiências de comunicação personalizadas. De acordo com o relatório CX Trends 2023, 62% dos clientes afirmaram que as recomendações direcionadas são melhores do que as genéricas. 

A coleta e a análise de dados dos clientes possibilitam a construção de campanhas personalizadas. Ainda, com o uso da inteligência artificial, sobretudo da IA preditiva, as informações podem oferecer maior precisão e antecipar as preferências dos usuários. 

Sendo assim, trata-se de um recurso que favorece o desenvolvimento da comunicação humanizada, ou seja, que entende o público para transmitir as mensagens de forma assertiva. 

Além disso, os dados podem ajudar a segmentar os usuários de acordo com o padrão de comportamento e as interações, favorecendo diversos aspectos da produção de conteúdo.

Outras tendências 

O marketing de influência é outra estratégia para construir relacionamento com o público que vem ganhando destaque. Segundo a pesquisa Dados e Insights de Influencer Marketing no Brasil para 2024, 68% dos anunciantes pretendem aumentar o investimento na área. O influenciador digital costuma ser visto como um canal de aproximação com o público, uma vez que estabelece uma relação de confiança com seus seguidores. 

A preocupação das marcas em como se comunicar com a sua audiência tem despertado o interesse para outros segmentos, como o marketing sustentável. O engajamento em causas ambientais e de responsabilidade social também pode ser entendido como uma forma de estreitar laços com os consumidores.   

Para 80% dos consumidores ouvidos na pesquisa realizada pelo Kantar Ibope, o envolvimento da empresa com causas relevantes pode influenciar na sua decisão pela compra. Assim, a adoção de práticas sustentáveis e o apoio a iniciativas sociais por parte das marcas poderão contribuir não apenas para a construção de uma imagem positiva, como também para estabelecer a conexão com o público.

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: comunicacao

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.