Durante a atual gestão, o governo do Acre conta com a imprescindível participação de mulheres, tendo em vista a necessária participação e igualdade entre gêneros, assim como o olhar feminino diferenciado, pautado pela vivência na sociedade brasileira.
E no Carnaval da Família foi possível observar de perto o protagonismo feminino na promoção da festa popular, com mulheres em toda a sua pluralidade brilhando em diversas áreas de atuação.
Para ritmar as cinco noites de festa, a programação musical foi selecionada pela Fundação de Cultura Elias Martins (FEM). Para fechar com chave de ouro, este último dia conta com atrações com vocais femininos como a Banda Hits e a banda da cantora Sandra Melo, atrações recorrentes das noites acreanas, que embalam a dança de centenas de pessoas.
O evento carnavalesco também se destacou por ser um espaço protegido, com a participação diária de 150 agentes de segurança, além de mais 100 seguranças privados, contratados para reforçar a atuação.
Outra ferramenta importante para manter o espaço seguro foi a atuação da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), durante todas as noites promovendo campanhas de conscientização sobre o respeito à diversidade e o combate à violência.
A chefe de divisão do enfrentamento à violência contra a mulher, Luzivera Batista, esteve in loco com a equipe da Semulher e apontou: “Estamos sempre presentes empoderando as mulheres e reforçando a segurança, mostrando o compromisso de um governo vigilante e preocupado com o bem-estar de todas”.
Aliado com um dos principais objetivos da Secretaria de Estado de Turismo e Empreendedorismo (Sete), o momento de festa é propício para movimentar a economia dos pequenos empreendedores.
Neste ano, o Carnaval da Família contou com a participação de 29 barracas de alimentos e bebidas e 15 ambulantes no geral, onde era possível observar grande participação de mulheres trabalhando de maneira digna e complementando suas rendas.
A Hamburgueria Rústicos esteve presente todos os dias, onde as funcionárias Érica Cruz e Cássia Araújo trabalharam e se mostraram satisfeitas com as vendas. “Essa é uma ótima oportunidade para que possamos crescer com o nosso empreendimento. É uma chance para que a população conheça o nosso trabalho”, ressalta Cássia.
Em resumo, o Carnaval da Família não apenas celebrou a alegria e diversidade, mas também evidenciou o protagonismo feminino em diferentes esferas. Com uma programação musical diversificada e a presença marcante de mulheres empreendedoras, reforçando a importância da participação equitativa e segura.