A população acreana enfrenta mais uma cheia do Rio Acre que, na manhã deste domingo, 25, chegou a 15,55 metros, número acima da cota de transbordamento. Frente à situação, a PolÃcia Militar do Acre (PMAC) tem mobilizado seu efetivo para atuar em diversas frentes no auxÃlio à s famÃlias atingidas, tanto na capital, Rio Branco, como nos demais municÃpios onde existem áreas alagadas.
A instituição mantém o policiamento ostensivo de rotina nas ruas e, ao mesmo tempo, coloca equipes à disposição da Defesa Civil, que atua em conjunto com demais forças de segurança do Estado. Desde o inÃcio da elevação do nÃvel do rio, representantes das unidades operacionais dos municÃpios atingidos compõem Salas de Situação com os diversos órgãos responsáveis, onde se reúnem para avaliar e adotar as medidas necessárias.
A diretora operacional da PMAC, coronel Marta Renata Freitas, fala sobre a atuação da instituição militar nesse momento difÃcil para muitas famÃlias acreanas. âA PMAC sempre trabalha com o intuito de garantir o bem-estar do cidadão acreano e, nesse momento crÃtico, continuamos atuando tanto com o policiamento ostensivo, quanto no auxÃlio à população atingida pelas cheias. A PolÃcia Militar reafirma seu compromisso com a sociedade, com empenho máximo de seu efetivo em todo o Estado, afinal, nossa missão é servir e protegerâ, afirmou.
Além de dialogar com as pessoas que residem nas áreas alagadas, guarnições do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) realizam visitas de inspeção para avaliar a navegabilidade dos locais, com vistas a dar inÃcio ao policiamento fluvial, principalmente no perÃodo noturno. Outras equipes da PMAC auxiliam na retirada e transporte das pessoas e de seus pertences, bem como atuam no policiamento nos locais de abrigo.
A PMAC está empenhada em proporcionar segurança e apoio ao cidadão em todas as áreas crÃticas, juntamente com o governo do Estado, que já decretou situação de alerta. Policiais militares permanecem atuantes no Jordão, Assis Brasil e Plácido de Castro, onde foi decretada situação de emergência, nos demais municÃpios atingidos, entre eles, Xapuri, Brasileia, Epitaciolândia e Santa Rosa do Purus, e também nos cerca de 30 bairros da capital que foram alcançados pela enchente.