terça-feira, 13 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Núcleo de Telessaúde deve ganhar laboratório de inovação tecnológico após termo de cooperação entre Sesacre e Ufac

06/03/2024
in Acre
Acre – Núcleo de Telessaúde deve ganhar laboratório de inovação tecnológico após termo de cooperação entre Sesacre e Ufac

Na edição do Diário Oficial da União dessa terça-feira, 5, foi publicado mais um termo de cooperação entre o governo do Acre, por meio da Secretaria de Saúde (Sesacre), e a Universidade Federal do Acre (Ufac) em relação ao espaço físico onde funciona o Núcleo Técnico-Científico do Programa Telessaúde Brasil Redes no Estado do Acre.

A Ufac disponibiliza o espaço físico, parte de equipamentos e mobiliários para que o núcleo funcione. De acordo com o núcleo, esse novo acordo, com vigência até 26 de fevereiro de 2029, amplia os atendimentos em todo o estado e possibilita a implantação de um laboratório.

Novo espaço para o Telessaúde vai possibilitar aumento de atendimentos no Acre. Foto: cedida

“Este termo de cooperação aprofunda o compromisso mútuo entre Sesacre, Ufac e Ministério da Saúde, na execução da Política de Saúde Digital, ampliando a capacidade de oferta de telediagnóstico (ECG [eletrocardiograma], espirometria, retinografia) e telemedicina (consultas especializadas) para todos os municípios do Acre. O termo de cooperação amplia a disponibilidade de estrutura física, parte de equipamentos e mobiliários para implantação de um laboratório de telessaúde e inovação tecnológica, além do espaço do núcleo já existente”, destaca o médico Osvaldo Leal, teleconsultor/auditor do núcleo.

Dados mostram que são 7,6 mil pessoas inscritas no Canal Telessaúde Acre e 395 vídeoaulas publicadas. “A partir de agora amplia-se a capacidade de atendimento do telessaúde às demandas e necessidades dos municípios, bem como o portfólio de serviços ofertados por meio de tecnologia digital”, pontua.

Dos 22 municípios do estado, 18 estão com telediagnóstico de eletrocardiograma (ECG) implantado, exceto Jordão, Porto Acre, Capixaba e Bujari. Em 2023, foram feitos 104.361 exames de ECG, uma economia, segundo os dados, de R$ 4.781.821,02.

“Já passamos, por exemplo, de 100 mil exames de ECG realizados e laudados através do telessaúde, em parceria com a UFMG [ Universidade Federal de Minas Gerais]”, destaca.

A média de teleconsultas por mês é de 764,3. As especialidades atendidas são neuropediatria, psiquiatria e neurologia.

Gráfico mostra aumento de exames ECG feitos no Telessaúde desde 2017. Foto: Reprodução

Serviços do Telessaúde

O Telessaúde Brasil Redes disponibiliza aos profissionais e trabalhadores das Redes de Atenção à Saúde no SUS os seguintes serviços:

Teleconsultoria – é uma consulta registrada e realizada entre trabalhadores, profissionais e gestores da área de saúde, por meio de instrumentos de telecomunicação bidirecional, com o fim de esclarecer dúvidas sobre procedimentos clínicos, ações de saúde e questões relativas ao processo de trabalho, podendo ser síncrona (realizada em tempo real, geralmente por chat, web ou videoconferência) ou assíncrona (por meio de mensagens off-line);

Telediagnóstico – é um serviço autônomo que utiliza as tecnologias de informação e comunicação para realizar serviços de apoio ao diagnóstico, através de distância e temporal;

Tele-educação – conferências, aulas e cursos, ministrados por meio da utilização das tecnologias de informação e comunicação; e

Segunda Opinião Formativa – é uma resposta sistematizada, construída com base em revisão bibliográfica, nas melhores evidências científicas e clínicas e no papel ordenador da atenção básica à saúde, a perguntas originadas das teleconsultorias e selecionadas a partir de critérios de relevância em relação às diretrizes do SUS.

As Teleconsultorias, os Telediagnósticos, as Segundas Opiniões Formativas e as ações de Tele-educação demandadas pelos profissionais do SUS poderão ser elaborados e respondidos por teleconsultores a partir de qualquer Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico ou Ponto de Telessaúde.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreapósCooperaçãodeveEntreganharInovaçãolaboratórioNúcleoSesacreTecnológicotelessaúdeTermoUfac

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.