O governo do Acre anunciou o encerramento das atividades nos centros de distribuição e arrecadação na Biblioteca Pública Adonay Barbosa e no Casarão nesta segunda-feira, 11, visto que todas as doações que foram recebidas desde o início da campanha foram distribuídas a quem necessitou do auxílio por estar desabrigado ou desalojado. Foram encerradas as atividades apenas nos centros de distribuição e arrecadação, mas a campanha continua, e as entregas de donativos podem ser realizadas na Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH), localizada na Avenida Nações Unidas, 2731 – Estação Experimental.
“Estamos encerrando as atividades nesses dois pontos em razão do fluxo de arrecadação e distribuição, que já reduziu. No entanto, a campanha Juntos pelo Acre é permanente, e as pessoas podem continuar fazendo suas doações”, destacou o coordenador da Casa Civil, Ítalo César.
O gestor ressaltou ainda que, ao todo, foram entregues 3.106 donativos para as famílias atingidas, somente no Centro de Distribuição do Casarão, que 2.374 cadastros foram realizados no período, e que todas as famílias registradas receberam o auxílio. Além das doações no Centro de Distribuição, outras doações foram entregues com a utilização de frete aéreo, barco, caminhão, caminhonete e vários outros meios.
“Vamos manter as equipes que estão atuando na assistência social junto às gestões municipais. Nosso objetivo é ofertar o máximo de proteção social para as famílias que foram atingidas nessas enchentes”, afirmou a titular da SEASDH, Maria Zilmar da Rocha.
A secretária afirma que o Estado agiu rápido, e que por meio da SEASDH destinou R$ 4 milhões aos municípios afetados, sendo que, deste valor, R$ 1,5 milhão foram em insumos emergenciais, como cestas básicas, colchões, água potável, kits de limpeza e higiene, entre outros.
Em 2024, o governo do Acre retomou a campanha Juntos Pelo Acre, que foi criada também em virtude das enchentes que atingiram o Acre em 2023. Neste ano, o Rio Acre, em Rio Branco, atingiu a segunda maior cheia da história, quando registrou 17,89 metros. Com a retomada da campanha, a ação de arrecadação e distribuição de sacolões à população atingida pelas cheias retornou, e o Estado esteve presente nos 19 municípios afetados, ofertando ajuda humanitária.
A doação pode ser feita também pelo PIX do Juntos pelo Acre na conta oficial da campanha, por meio da chave [email protected].