A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), prestou nessa segunda-feira, 18, apoio aéreo às vítimas do avião de porte pequeno que caiu no município de Manoel Urbano, com destino a Santa Rosa do Purus.
A força aérea da Segurança Pública decolou do hangar do Ciopaer com uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) visando dar maior celeridade e assistências às vitimas do acidente, que deixou uma pessoa morta, seis pessoas feridas, sendo duas delas em estado grave.

O secretário de Segurança Pública do Acre, coronel José Américo Gaia, destaca que os voos de resgate aéreos são fundamentais para dar uma resposta mais rápida à sociedade: “O Ciopaer, como todas as forças de segurança do Estado, é fundamental para a garantia da ordem e bem-estar da sociedade acreana. Eles chegam em lugares isolados, onde poucos chegam, e assim garantem o acesso à saúde que toda pessoa tem direito”.

O comandante da missão, coronel Samir Freitas, explica que as aeronaves proporcionam uma chegada rápida ao local e, consequentemente, uma melhor resposta às vítimas. “De Rio Branco para Manoel Urbano é 50 minutos de voo de helicóptero. Se for de carro, leva três horas. Então, o suporte chegou mais rápido, com tempo de estabilizar aquela vítima mais rápido, removendo-a para um local onde há um suporte mais avançado, proporcionado agilidade no atendimento”.
Os voos de resgate são uma parceria da Secretaria de Segurança com a Secretaria de Saúde do Estado para garantir uma assistência mais rápida e segura à população. No ano passado foram realizadas 40 missões de resgate aeromédico.