quarta-feira, 4 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Detentas recebem diploma de conclusão de oficina de artesanato em Rio Branco

26/03/2024
in Acre
Acre – Detentas recebem diploma de conclusão de oficina de artesanato em Rio Branco

É de retalho em retalho que 17 mulheres, que cumprem pena no presídio feminino de Rio Branco, têm criado uma nova história. Elas receberam a oportunidade de aprender a arte do artesanato em fuxico, que é uma técnica que consiste em fazer pequenos enfeites utilizando sobras de tecido. Um evento foi realizado, nesta terça-feira, 26, no presídio feminino de Rio Branco, para a certificação das detentas que concluíram a oficina.

Detentas durante cerimônia de certificação. Foto: Crislei Souza/Iapen

O projeto é fruto de um acordo de cooperação técnica entre o Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen), o Tribunal de Justiça do Acre (TJ/AC) e o Instituto Federal do Acre (Ifac). Os recursos destinados à compra de materiais para a realização da oficina foram custeados pela desembargadora Regina Ferrari, presidente do TJ, que esteve presente na certificação das reeducandas.

Colcha de fuxico feita pelas detentas: Foto: Crislei Souza/Iapen

Durante sua fala, a desembargadora destacou o trabalho que a Justiça tem feito dentro do Sistema Penitenciário, em prol da ressocialização, com diversos projetos executados e finalizou com um conselho: “Quando vocês saírem daqui plantem flores, cuidem do seu jardim”, fazendo referência à vida de cada mulher que precisará recomeçar fora do ambiente do cárcere. A desembargadora foi presenteada pelas detentas com uma colcha de fuxico.

A coordenadora de Arte, Cultura e Cidadania do Instituto Federal do Acre (Ifac), Mariete Buriti, foi a responsável por ensinar a arte às alunas. Ela conta que foram 60 horas de curso que trouxeram, a cada participante, muitos benefícios. “Aqui elas se deleitaram, elas realmente gostavam do que estavam fazendo. Eu vinha e passava o dia inteiro aqui com elas, e foi muito proveitoso. Eu me sinto muito feliz pelo rendimento que essas meninas tiveram”, afirmou a coordenadora.

Dalvani Azevedo, diretora do presídio, explicou que agora, com as primeiras presas capacitadas, o projeto deve ser ampliado. “Essa oficina não é somente para formar algumas presas, ela é para formar multiplicadores, pois elas também serão mediadoras dentro das celas”.

Detenta que concluiu a oficina de fuxico foi certificada. Foto: Crislei Souza/Iapen

A detenta A.C. F, de 28 anos, foi uma das alunas a concluírem o curso. Ela já cumpre pena há mais de seis anos e conta que ainda neste ano, deve receber a tão sonhada liberdade. Ela diz que ter oportunidades como esta traz esperança para um futuro melhor. “É uma oportunidade muito grande, por ser privada de liberdade, e esses cursos trazem uma esperança lá no finalzinho do túnel, porque muitas das vezes a gente não tem oportunidades”, afirmou a reeducanda.

Retalhos ganham forma nas mãos das reeducandas. Foto: Crislei Souza/Iapen

E os avanços não pararam por aí. Por meio de recursos financeiros, provenientes de penas pecuniárias, durante o evento, a Vara de Execuções Penais e Medidas Alternativas (Vepma) fez a entrega de quatro alvarás para a realização de novos projetos no presídio feminino: o Salão Escola, com a aquisição de equipamentos de salão de beleza, o Entrelinhas, que visa o cuidado da saúde mental do detento; o projeto Kit primeira entrega, voltado para presas que não têm familiar para entrega de materiais necessários à detenta; e o projeto Televisita: uma possibilidade de afeto, que possibilita comunicação via chamada de vídeo para presas que têm familiares morando em outros estados.  Os recursos somam mais de R$ 90 mil.

Juíza da Vepma, Andréa Brito; presidente do Tribunal de Justiça, Regina Ferrari; e a diretora do presídio, Dalvani Azevedo, durante assinatura de entrega dos alvarás. Foto: Crislei Souza/Iapen

A notícia foi recebida com alegria pelas detentas, que enxergam nos projetos uma nova oportunidade de recomeçar. E para quem já está com seu diploma em mãos, como a detenta A.C. F., já pensa em dar seu próximo passo: “Esse curso vai servir pra nossa vida lá fora, porque é um meio de a gente sair daqui e conseguir um ganho pra sustentar nossa família. Eu estava muito ansiosa para receber esse diploma. É um aprendizado que eu vou levar pro resto da vida”.

E é assim, de passo em passo, de ponto em ponto, que pequenos retalhos vão ganhando forma e beleza, e o que antes eram simples pedaços de pano esquecido, se renovam e se transformam em peças únicas e de valor.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreArtesanatoBrancoconclusãoDetentasdiplomaoficinaRecebemrio

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.