domingo, 11 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Novas diretrizes transformam gestão patrimonial e modernizam práticas de leilão no Estado

28/03/2024
in Acre
Acre – Novas diretrizes transformam gestão patrimonial e modernizam práticas de leilão no Estado

A realização de leilões é uma forma viável e eficiente de converter bens inutilizados em recursos para o Estado. A implementação da Lei nº 3.884, de 17 de dezembro de 2021, trouxe significativos avanços para a Secretaria de Estado de Administração do Acre (Sead), impactando positivamente a gestão patrimonial de bens móveis. A legislação, que estabelece normas e fundamentos para a administração desses bens, moldou não apenas a mentalidade, mas também as práticas relacionadas à manutenção, ao repasse e à importância do inventário.

Fabiula Lima, Chefe da Divisão de Alienações e Leiloeira Administrativa da Diretoria de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística (Dirpap), informa que a norma abrange aspectos da gestão patrimonial, desde a aquisição até a alienação, cessão de bens móveis, servíveis e inservíveis. “Termos como registro, propriedade, posse, locação, transferência, alienação, desfazimento, cessão de uso, concessão de uso, permissão de uso e órgãos independentes são introduzidos, proporcionando uma estrutura jurídica adequada para guiar as práticas administrativas”.

Avaliação de bens. Foto: Acervo/Sead

Uma das inovações mais marcantes é a destinação de recursos provenientes da alienação para um fundo gerenciado pela Sead, voltado para projetos de modernização. Além disso, a lei estabelece o Sistema de Gestão do Patrimônio Estadual, que visa estabelecer maior eficiência na administração desses ativos.

A independência patrimonial para entidades da administração indireta, com regras específicas, é outra conquista importante da legislação. Em casos de extinção de entidades, a lei prevê a transferência formal do patrimônio ao órgão indicado, seguindo as disposições da legislação específica. Por isso, o inventário realizado por cada órgão é necessário para garantir a manutenção e o cuidado desses bens.

Sérgio Santos, engenheiro mecânico e membro da comissão de Alienação da Sead, explica que a lei estabelece que os órgãos e entidades têm a responsabilidade de escolher o destino dos bens, “podendo inutilizá-los, descartá-los, reciclá-los, reutilizá-los, incinerá-los ou doá-los para instituições sem fins lucrativos”.

Para alguns desses bens, há destinos específicos, como doação para servidores, instituições ou pessoas físicas. Além disso, a lei aborda a doação desses bens por órgãos e entidades do Estado, com um processo minuciosamente explicado, desde a identificação e avaliação até a publicação no Diário Oficial, assegurando transparência e conformidade com a lei.

Bem sendo precificado. Foto: Acervo/Sead

Conheça as etapas da execução de um leilão

A realização de leilões envolve uma série de etapas, desde a identificação dos bens até a execução. O processo se inicia com a identificação dos itens que não são mais úteis, pelas secretarias e autarquias. Antes disso, é necessário seguir a ordem de preferência estabelecida por lei, sendo as características negativas do bem para o órgão.

Após a identificação, o procedimento é autorizado pelo órgão responsável e encaminhado à Diretoria de Gestão Patrimonial, Logística, Documental e Arquivística (Dirpap) da Sead, encarregada de conduzir as demais ações do processo, incluindo vistorias e avaliações dos bens.

Após a validação dos laudos, o processo é encaminhado para aprovação no Departamento de Análises Jurídicas da Dirpap. Se aprovado, é feita nova vistoria para confirmar o estado dos bens.

Lotes de motocicletas. Foto: Acervo/Sead

Uma vez autorizado, o leilão continua da seguinte forma: o Departamento de Análises Jurídicas repassa o processo ao Departamento de Alienação, que verifica os documentos e elabora um edital com as regras do leilão.

Em seguida, é realizado o cadastro do leilão no Sistema Eletrônico de Leilão (SEL), com as fotos dos lotes de bens a serem leiloados e o edital definitivo, finalizando-se com a execução do leilão no mesmo sistema.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrediretrizesestadogestãoLeilãomodernizamnovaspatrimonialpráticastransformam

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.