Pública, gratuita e de qualidade, a Universidade Federal do Acre (Ufac), comemora neste ano, 2024, seus 50 anos de federalização e 60 anos de ensino superior no Acre. Para comemorar a data, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, nesta sexta-feira, 5, uma sessão solene em homenagem à instituição.
“A homenagem à nossa universidade é digna, é mais que uma obrigação, porque ela tem o compromisso, dedicação e credibilidade para formar os milhares de profissionais que nos ajudam a cuidar do nosso estado e do Brasil. A professora Guida tem feito um importante trabalho à frente da Ufac, e vamos continuar avançando, com o Estado sempre à disposição da nossa querida universidade”, disse o governador Gladson Cameli, que prestigiou o evento.
A Ufac é referência em ensino, pesquisa e extensão não só no Acre, mas em toda a Região Norte. Anualmente, centenas de acreanos concluem graduações, mestrados e doutorados pela universidade, que presta um serviço importantíssimo de formar os profissionais que contribuem para o avanço do estado.
“A universidade honra o nosso estado pelo trabalho que tem feito, de formar profissionais que têm sido destaque no âmbito estadual e nacional, e nos gratifica muito ver isso. A Aleac realiza essa homenagem a esta instituição tão importante para o Acre”, pontuou o presidente da Assembleia, deputado estadual Luiz Gonzaga.
Recentemente, a universidade recebeu pela primeira vez, no Índice Geral de Cursos (IGC), a faixa 4 (em escala de 1 a 5), que considera a qualidade das instituições de educação superior.
A reitora da Universidade Federal do Acre, Guida Aquino, pontuou, durante a solenidade, a importância da parceria entre Estado, Legislativo e a Ufac para as atividades da instituição.
“É uma alegria para a universidade essa homenagem. São décadas de Ufac porque, de fato, há uma parceria entre a nossa instituição, o Estado, pois o governador Gladson acredita na educação, e com os nossos deputados, pois o apoio político é necessário para a contribuição no avanço do ensino, pesquisa e extensão da Ufac”.
A Universidade Federal do Acre nasceu como Faculdade de Direito, ainda em 1964. Outras faculdades foram surgindo e formaram o Centro Universitário do Acre, em 1970. Virou universidade em 1971 e foi federalizada em 1974, pela Lei nº 6.025.
Participaram também do evento o superintendente da Secretaria do Patrimônio da União, Thiago Mourão; representando o Poder Judiciário, a juíza de Direito, Luana Campos; a vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional do Acre, Socorro Rodrigues; e o representante do Ministério Público do Acre, José Maia Guedes.
O que disseram
“A Ufac contribui com a mudança da nossa sociedade e o do nosso povo através da inclusão” – deputado estadual Adailton Cruz.
“A Ufac é a espinha dorsal de uma sociedade acreana mais justa e próspera, para a inovação e o desenvolvimento econômico neste estado” – deputado estadual Eduardo Ribeiro.
“Os técnicos administrativos começaram a construir os pilares da universidade e ajudaram a erguer cada parede e cada pilar dessa instituição” – presidente do Sindicato Estadual dos Trabalhadores em Educação de Terceiro Grau do Acre (Sintest/AC), Alexsandro Braz.
“A Ufac é fundamental para o desenvolvimento do nosso estado. Não conseguimos pensar no Acre sem a universidade federal” – coordenador do Diretório Central do Estudantes da Ufac, Maik Araújo.
“Comemorar essa data é honrar a todos os que fizeram crescer este grande sonho, hoje realidade, que é a Universidade Federal do Acre” – presidente da Associação de Docentes da Ufac, professora Letícia Mamed.
“Sou filho de produtor rural e foi essa universidade que me deu oportunidade de educação e tudo o que conquistei como profissional” – vice-reitor da Ufac, Josimar Batista.