segunda-feira, 12 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Em audiência pública com policiais civis, representantes do governo expõem ações de melhoria da estrutura e valorização da categoria – Noticias do Acre

16/04/2024
in Acre
Acre – Em audiência pública com policiais civis, representantes do governo expõem ações de melhoria da estrutura e valorização da categoria – Noticias do Acre

Na audiência pública sobre as condições de trabalho e valorização salarial da Polícia Civil, realizada na segunda-feira, 15, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), diversos foram os pontos abordados, desde a estrutura e ambiente mais seguro e propício para o exercício das funções policiais à importância do reconhecimento do trabalho árduo e essencial dos policiais civis.

Representaram o governo do Estado: o delegado-geral de Polícia Civil, Henrique Maciel; o subchefe da Casa Civil para Assuntos Jurídicos, Cristovam Moura; o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Governo (Segov), Luiz Calixto; e o secretário adjunto da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Frank Silva.

Audiência pública foi realizada na manhã de segunda-feira. Foto: Sérgio Vale

O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Acre (Sinpol/AC), Rafael Diniz, falou da urgência do debate e reconheceu a disposição do governo do Estado em manter o diálogo e as portas abertas para a categoria. “Nós do sindicato sempre fomos bem atendidos pelo governo. Nunca nos foi fechada a porta e nossa intenção aqui é abrir diálogos e caminhos para resolver os problemas da polícia civil de forma bem técnica”, disse.

Depois, fez uma apresentação sobre as condições estruturais e de trabalho dos policiais levantadas pela chamada “Operação Padrão”, expondo a necessidade de melhorias nas condições de trabalho, além de reafirmar o pleito da categoria por pagamentos de gratificações e outros avanços  salariais.

Também estava presente o representante da Federação Interestadual dos Trabalhadores Policiais Civis da Região Norte (FepolNorte), Leandro Lima, além de membros de outras instituições.

Em nome do governo do Estado, o delegado-geral de Polícia Civil, Henrique Maciel, iniciou suas considerações pontuando as melhorias realizadas no governo Gladson Cameli em todas as regionais do estado, desde o Juruá até o Alto Acre, que vão desde a reforma de prédios da Polícia Técnica a delegacias.

Foram citadas, como exemplo, a construção do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciosp) em Porto Walter, as intervenções recentes nas estruturas físicas em Jordão, Tarauacá, Santa Rosa do Purus, a reforma da delegacia de Sena Madureira e a obra do prédio da Polícia Técnica, em Brasileia.

“Questão estrutural realmente existe. O governador Gladson recebeu assim, e nós estamos fazendo um trabalho de estruturação das delegacias. Temos dificuldades e problemas que estamos enfrentando e essas melhorias que estamos fazendo não foi realizadas pela Operação Padrão, já estavam em nosso cronograma de execução”, enfatizou o delegado-geral.

Em relação à capital Rio Branco, o delegado Henrique Maciel fez uma explanação sobre as principais intervenções que estão sendo realizadas. A primeira obra citada foi a reforma da Delegacia de Flagrantes (Defla). Ele apresentou o laudo técnico que aponta a causa do incêndio que afetou a unidade, recentemente, segundo o qual o ar-condicionado, que fica ligado por 24 horas, teria sido a causa.
Sobre o problema na delegacia da Cidade do Povo, segundo o delegado-geral, está sendo sanado.

Representantes do governo pontuaram os avanços obtidos na área da segurança pública. Foto: Sérgio Vale

Ao discordar do desvio de função dos policiais, um dos pontos abordados pelo Sinpol/AC, o delegado Henrique Maciel disse que os delegados têm autonomia para administrar as delegacias pelas quais respondem e esclareceu:

“Nenhum policial que esteja hoje numa delegacia está fazendo missão de diligência a partir das duas horas da tarde, que é quando se encerra o expediente. Funciona das 7h às 14h e a partir das 14h só trabalha quem tem banco de horas ou quando é nas operações convocadas, isso no interior também”, explicou.

Aumentos salariais esbarram na Lei de Responsabilidade Fiscal, explica Calixto

Ao fazer suas considerações, o secretário adjunto da Secretaria de Governo (Segov), Luiz Calixto, destacou os desafios enfrentados pelo Estado e ressaltou a importância da transparência ao ouvir críticas e informar sobre as ações em andamento.

O secretário também abordou as reformas em andamento nas delegacias de Rio Branco, tais como na do bairro Cadeia Velha, que está em andamento, assim como também passará a do bairro Tucumã e da regional da Baixada. Calixto disse também que o governo está atento à necessidade urgente de construir uma nova delegacia em Brasileia, pois, após “o maior desastre ambiental” na região, a delegacia ficou sem condições adequadas para funcionar.

No tocante à valorização das carreiras profissionais, Calixto enfatizou que o maior obstáculo para valorizar a carreira dos profissionais de qualquer categoria é a Lei de Responsabilidade Fiscal.

“Quem não reconhece isso está fazendo proselitismo político, brincando com o sentimento das pessoas. E é também a situação de outros estados. O mesmo limitador impede a realização de concursos públicos. Não queremos mascarar nada, mas também não faremos qualquer compromisso que não tenhamos certeza de que poderemos cumprir. O governador quer a valorização, todos queremos a valorização, mas precisamos ter as condições jurídicas, pois não podemos prometer algo que não teremos como cumprir”, ponderou.

Antes de concluir, o gestor destacou o esforço do governo ao contratar 350 novos profissionais para a Polícia Civil. “Ainda é baixo o efetivo, mas há que se reconhecer que isso não é pouca coisa, e o governo está também estudando a desoneração do banco de horas de toda a Segurança. Agora, sobre a valorização salarial precisamos ter condições fiscais. Tivemos a reposição salarial, que está sendo paga em parcelas”, concluiu.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: açõesAcreaudiênciacategoriacivisestruturaexpõemGovernomelhorianotíciasPoliciaisPublicaRepresentantesvalorização

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.