Um grupo de 23 alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Ariquemes (CTPM III) esteve na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) nesta sexta-feira (3), para conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo Estadual. Recebidos pelo secretário legislativo, Carlos Alberto Manvailer, os estudantes passaram pelo Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos, onde realizaram uma mini reunião e foram agraciados com informações no Plenarinho 2 em visita que foi agendada a pedido do deputado estadual Alex Redano (Republicanos).
A visita, conforme explicada pelo sargento Robério Eloi de Souza, faz parte das atividades do grupo. “No CTPM III, temos um projeto chamado Alferes. Então, essa é a Companhia Alferes, que mescla alunos do 7º ano até o 3º ano do ensino médio. Essas atividades extracurriculares fazem parte da programação do projeto”, esclareceu.
A estudante Maria Eduarda Vigilato foi uma das participantes e ficou super atenta às informações prestadas pelo secretário legislativo. Segundo ela, é importante todo esse conhecimento para que os alunos saibam como realmente funciona o Alero.
Visita guiada (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)
Da mesma forma, Julia Isabeli Cardoso não perdeu nenhum momento. Com celular, ela fez de registrar espaços e falas e destacou que as viagens fazem parte das iniciativas da Companhia Alferes. “Hoje, saímos cedo de Ariquemes, já visitamos o Batalhão de Operações Especiais, estamos conhecendo o Alero e vamos a tarde encerrar com visita cultural”, afirma.
Palestra
O secretário legislativo Carlos Alberto Manvailer abriu uma palestra dando boas-vindas aos estudantes, professores e equipe pedagógica. Durante a palestra, ele apresentou pontos importantes do processo legislativo, mostrando como funciona a apresentação de projetos, a votação das propostas, o que pode travar a pauta e a importância do Poder Legislativo.
Ao falar sobre a importância do Alero para a sociedade rondoniense, Manvailer afirmou que “se hoje temos um Estado organizado política e administrativamente, desfrutando de uma economia em franco desenvolvimento, foi, é e continuará sendo fundamental a ação da Assembleia Legislativa, sempre cumprindo seu papel constitucional, legiferante e fiscalizador”, destacado em sua apresentação.
Ao final, ele respondeu aos questionamentos, esclarecendo as dúvidas dos estudantes.