sábado, 17 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Governador Gladson Cameli e presidente do TJAC discutem implantação do método Apac no Acre – Noticias do Acre

09/05/2024
in Acre
Acre – Governador Gladson Cameli e presidente do TJAC discutem implantação do método Apac no Acre – Noticias do Acre

O governador Gladson Cameli e a presidente do Tribunal de Justiça do Acre (TJAC), desembargadora Regina Ferrari, reuniram-se na tarde desta quinta-feira, 9, no Palácio Rio Branco, para discutir a implantação do método da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) no estado.

Governador e presidente do TJAC discutiram implantação do Método Apac no Acre. Foto: José Caminha/Secom

A Apac, criada em 1972 em São José dos Campos (SP), conta atualmente com 64 unidades em funcionamento em todo o Brasil, a maioria delas em Minas Gerais. Segundo dados da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), mais de 6 mil pessoas cumprem penas nas Apacs, nos regimes fechado, semiaberto e aberto.

A ideia é que, por meio dessas associações, os presos tenham a oportunidade de reencontrar sua dignidade como seres humanos, além de acreditar verdadeiramente em sua recuperação, algo que muitas vezes não é possível no sistema prisional tradicional.

“Essa parceria entre o Tribunal de Justiça e o governo do Acre para a implantação das Apacs demonstra nosso compromisso em promover uma justiça mais inclusiva e eficiente. Estamos empenhados em oferecer oportunidades de reabilitação para os reeducandos, contribuindo para um estado mais seguro e justo para todos”, destacou o governador.

A presidente do TJAC destacou que o projeto Apac visa um cumprimento de pena de forma humanitária e inclusiva, alinhado às diretrizes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no programa Pena Justa. Ela ressaltou a importância de proporcionar melhor capacitação e reeducação aos reeducandos, de acordo com a Lei de Execução Penal.

A expectativa é que a implantação de unidades da Apac no Acre se inicie ainda este ano, começando com unidades voltadas para mulheres reeducandas. Será necessário identificar um local e realizar as obras de instalação do espaço, sendo o responsável pela associação nomeado pelo governador.

Representantes do governo irão se unir ao TJAC para organização do projeto de implantação. Foto: José Caminha/Secom

Representantes do Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) também participaram da reunião, que contou ainda com a presença do desembargador Samuel Evangelista.

Além da discussão sobre as Apacs, a presidente Regina anunciou a instalação de nove fábricas de chinelos nos presídios acreanos, ressaltando a importância da ressocialização. Ela também destacou os projetos apoiados pelo TJAC em parceria com o governo do Estado.

“Estou confiante de que a implantação das Apacs no Acre marcará um novo capítulo na busca por uma justiça mais humanizada e eficaz. Com esse projeto, estamos dando passos significativos rumo à ressocialização dos reeducandos e à redução da reincidência criminal em nosso estado”, reforçou Regina Ferrari.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreApacCamelidiscutemGladsongovernadorImplantaçãométodonotíciaspresidenteTJAC

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.