sábado, 7 junho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – No Dia Mundial de Doação de Leite Materno, governo incentiva a atitude no Acre – Noticias do Acre

19/05/2024
in Acre
Acre – No Dia Mundial de Doação de Leite Materno, governo incentiva a atitude no Acre – Noticias do Acre

O nascimento de um bebê é a realização de um sonho para uma mãe. E a amamentação é um elo de amor e cuidado. No entanto, essa não é a realidade para todos os bebês e mamães. Muitos recém-nascidos prematuros e de baixo peso precisam de leite humano doado para terem mais chances de recuperação e uma vida saudável, devido a muitos fatores.

Muitos recém-nascidos prematuros e de baixo peso precisam de leite humano doado para terem mais chances de recuperação e uma vida saudável, devido a muitos fatores. Foto: Luan Martins/Sesacre

Neste domingo, 19 de maio, celebra-se o Dia Mundial de Doação de Leite Materno. Para marcar a data, o governo do Estado, por meio da Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), em parceria com o Ministério da Saúde, lança a Campanha Nacional de Doação de Leite Humano, com o tema “Um pequeno gesto pode alimentar um grande sonho. Doe leite materno”. A iniciativa visa sensibilizar a sociedade sobre a importância da doação de leite humano, fundamental para a recuperação e desenvolvimento de recém-nascidos prematuros e de baixo peso.

A vontade de ajudar outros bebês e suas mães foi o que motivou Fabiula dos Santos, 31 anos, mãe da pequena Ísis Alice Ferreira, de nove meses, que teve a experiência de doar leite materno e compartilhou essa vivência. “Quando a Ísis nasceu, logo na maternidade, a minha produção de leite já foi grande. Quando eu cheguei em casa, havia muito leite e eu não sabia o que fazer. Foi quando conversei com a pediatra dela e perguntei se existia uma possibilidade de eu doar leite. Consegui o contato para doação, a enfermeira veio aqui em casa, trouxe os kits, me mostrou todos os procedimentos, para fazer a doação. Porque toda vez que eu tirava, não sabia o que fazer com o leite e acabava jogando fora. Eu achava um desperdício.”

Fabiula dos Santos, mãe da pequena Ísis Alice Ferreira, doadora de leite humano. Foto: Luan Martins/Sesacre

Fabiula soube que havia bebês prematuros na maternidade Bárbara Heliodora que precisavam de leite materno para sobreviver e que eram poucas as mamães que realizavam a doação. Observando essa necessidade, ela, que produz muito leite, doa sempre para o banco de leite. 

“Eu começo a falar e já vem o choro, espero conseguir falar, mas no momento em que eu entendi que eu ajudava outros nenês e quando eu soube também como que é a UTI Neonatal, isso mexeu muito comigo, porque entendi que eu entrego vida. Eu falo isso para as mães, que quando a gente passa a ser doadora, entregamos oportunidade de vida, porque eu sei que amamentar é desafiador. Quem amamenta sabe o tanto que é desafiador.”

“Eu quero incentivar você mamãe a doar vida. O leite materno é super importante”, disse Fabiula dos Santos. Foto: Cedida

Emocionada a mamãe da Ísis falou sobre a importância do ato de doar leite materno. “Para as mamães que não conseguem ou que não têm leite, ver que o seu bebê poderia estar com ela e não pode, e aí a gente sendo doadora, isso me deixa muito feliz e ao mesmo tempo emocionada, porque eu gostaria de estar ali com aquela mãe. Quando eu entregava os potes, eu ficava pensando, meu Deus, será que a mamãe não pode amamentar?”

Ela conclui com um apelo às mães: “Eu quero incentivar você mamãe a doar vida, o leite materno é super importante. Se você tem uma grande produção de leite, doe. Eu a quero incentivar a ser essa doadora de coração aberto, porque é muito gratificante ajudar outras mamães e ajudar os nenês neonatal que estão na maternidade e precisam de leite humano”.

Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Para doar, basta ser saudável e não tomar nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Banco de Leite da Maternidade Bárbara Heliodora

Inaugurado em dezembro de 2001, na Maternidade Bárbara Heliodora, o Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano do Acre conta, atualmente, com sete mamães doadoras externas e doze mães internas (que ainda estão hospitalizadas).

Para garantir a qualidade do leite materno doado, a maternidade realiza um cuidadoso processo de pasteurização. Após a coleta, o leite é analisado quanto à presença de sujidades e sua acidez. Aprovado nessas etapas, passa pela pasteurização a 62,5°C durante 30 minutos, seguida de resfriamento. Após exame microbiológico, o leite é congelado e armazenado até sua utilização.

Ingrid Taveira, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora. Foto: Luan Martins/Sesacre

Ingrid Taveira, coordenadora do Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, enfatiza o papel da comunidade na doação de leite materno: “As mães que se prontificam a doar fazem toda a diferença para o nosso estoque. Estamos aqui para orientar, agendar visitas e garantir que o processo de doação seja seguro e eficiente”.

Banco de leite humano da Maternidade Bárbara Heliodora é o banco de leite de referência do Estado. Foto: Júnior Aguiar/Sesacre

A doação de leite materno é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas de bebês com baixo peso, com menos de 1,5 kg. As mães interessadas em doar podem entrar em contato com o Banco de Leite Humano da Maternidade Bárbara Heliodora, para mais informações e orientações sobre o processo de doação.

Como doar leite materno?

Qualquer mulher que esteja amamentando pode se tornar uma doadora, desde que esteja saudável e não tome nenhum medicamento que interfira na amamentação.

Quanto mais leite é retirado da mama, seja para o seu bebê ou para doação, mais leite será produzido. Para doar e ter mais informações, basta entrar em contato no telefone 68 99281-6564 (para ligação convencional).

Agência Acre

Tags: AcreatitudediadoaçãoGovernoincentivaLeitematernomundialnotícias

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.