O procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, recebeu do governador do Estado, Eduardo Leite, um projeto a ser encaminhado ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) que trata da castração dos animais abrigados em virtude das enchentes. O projeto prevê a contratação de hospitais veterinários de universidades gaúchas, que realizarão os procedimentos.
A entrega aconteceu durante o lançamento do Plano Estadual de Ações de Resposta à Fauna, ocorrido na manhã desta sexta-feira, 31 de maio, no Centro Administrativo de Contingência. O plano, cuja elaboração contou com a participação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), engloba a assistência aos animais no Estado, desde o resgate, acolhimento, esterilização, atendimento veterinário e outras ações. Participaram da apresentação do plano o vice-governador do RS, Gabriel Souza, e a secretária do Meio Ambiente e Infraestrutura, Marjorie Kauffmann.
Conforme a coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente, Ana Maria Moreira Marchesan, o MPRS vem trabalhando de forma integrada com o governo do Estado na construção desse plano. “Entendemos que é extremamente importante que o tema envolvendo os animais de estimação entre no núcleo das decisões do governo”, disse a procuradora de Justiça, ressaltando que o apoio do MPRS para as castrações e chipagens, por meio do FRBL, será também decisivo.
Também estavam presentes na solenidade as promotoras de Justiça Annelise Monteiro Steigleder e Karina Denicol.