Por meio da Coordenação de Desporto Escolar, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) realizou na manhã desta sexta-feira, 14, no ginásio poliesportivo Álvaro Dantas, o Ginásio Coberto, as finais da modalidade futsal, das categorias sub-14 e sub-17, dos jogos estudantis.
A modalidade futsal dos jogos estudantis iniciou há um mês, com os jogos da fase zonal, quando participaram das competições equipes, inclusive da zona rural, como a escola João Câncio, localizada no km 80 da rodovia AC 90 (Transacreana). Os vencedores da fase municipal agora irão para as fases regional e estadual. A equipe vencedora representará o Acre na fase nacional.
Na categoria sub-14 feminina, a equipe da escola rural Santa Maria II, localizada no Ramal da Castanheira, no Segundo Distrito da cidade, venceu o time do Colégio Militar D. Pedro II pelo placar de 4 a 2. Já a equipe sub-14 masculina do Colégio AME venceu o Colégio Acreano pelo placar de 5 a 3.
Na categoria sub-17 feminina, o time do Colégio Militar D. Pedro II aplicou uma goleada de 9 a 1 na equipe da escola de ensino integral Glória Perez e é a campeã da categoria. Na última partida do dia, a equipe sub-17 masculina da escola Glória Perez venceu o Colégio Acreano pelo placar de 4 a 3.
A coordenadora do Desporto Escolar da SEE, Kelly Figueiredo, explicou que a fase zonal da modalidade futsal, em Rio Branco, somente foi possível devido ao grande número de equipes inscritas. “Por isso, tivemos que dividir a competição, em Rio Branco, em quatro zonas para que pudéssemos realizar a fase municipal”, explicou.
O técnico da equipe feminina da escola Santa Maria II, professor Geovane Guimarães, disse que os jogos realizados foram uma “jornada difícil”: “Tivemos pouco tempo de treino, mas as meninas foram guerreiras e conseguiram um bom resultado”.
Da equipe guerreira fez parte a goleira Katiany Cavalcante. Ela não segurou a emoção e disse que chegou a ficar muito nervosa. “A partida mais difícil que fizemos nesses jogos escolares foi essa final contra as meninas do Colégio D. Pedro II, mas estou muito feliz com o resultado”, disse.
O professor Ednelson Amorim, técnico do Colégio AME, disse que a equipe há muito tempo vinha buscando o título. “A gente perseguia esse título há muito tempo e lutamos até o final. Eu falei para os meninos que eles eram capazes, e pelo futebol que apresentaram hoje não tinham como não ganhar”, destacou.
O técnico do Colégio Acreano, professor Adalberto Rangel, parabenizou a equipe vencedora. “O adversário de hoje estava treinado. O time está de parabéns! Foi um belo espetáculo e quem ganhou foi o esporte”, frisou.
Quem também participou do “espetáculo” foi o atleta do Colégio AME, Ítalo Batista Gama. Ele ressaltou que a equipe trabalhou bastante e foi muito criticada pelo fato de haver atletas de porte menor na equipe. “Mas conseguimos vencer as batalhas e sair com a vitória e o título da nossa categoria”, afirmou.