terça-feira, 20 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Fisioterapia hospitalar exerce papel fundamental na recuperação de pacientes transplantados – Noticias do Acre

20/06/2024
in Acre
Acre – Fisioterapia hospitalar exerce papel fundamental na recuperação de pacientes transplantados – Noticias do Acre

O Acre alcançou nesta semana a marca de 88 pacientes hepáticos transplantados. As duas últimas cirurgias ocorreram com sucesso, sendo os pacientes um homem de 67 anos, que recebeu alta médica nesta quinta-feira, 20, e uma mulher de 45 anos, que segue em observação na enfermaria da Fundação Hospital Estadual do Acre (Fundhacre). Entretanto, além das cirurgias, o processo de recuperação passa por muitas fases, e o acompanhamento pós-operatório é fundamental, período que entra um dos serviços mais importantes para garantir a restauração dos pacientes: a fisioterapia hospitalar.

Paciente Raimunda Nonata de Jesus recebeu um novo fígado no último sábado, 15. Já teve alta da UTI e segue sendo acompanhada na enfermaria da Fundhacre. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

Após as cirurgias de sucesso, a fisioterapia no âmbito hospitalar agrega na recuperação e na qualidade de vida dos pacientes internados, desenvolvendo atividades de prevenção, tratamento e reabilitação de disfunções físicas que podem surgir durante a internação. Dentre os principais objetivos, encontra-se a busca pela evolução na movimentação dos membros, restauração da força para que o paciente retorne às suas atividades normais.

O coordenador do serviço de fisioterapia da UTI, Rodrigo Araújo, explica que a fisioterapia alcança vários campos da saúde do paciente, sendo ele respiratório, motor ou muscular, contribuindo para uma recuperação eficiente e humanizada.

“Quando o paciente chega aqui na UTI, nós elaboramos um plano de tratamento fisioterapêutico individual que atenda à necessidade de cada paciente. Esse plano é traçado após constantes avaliações que o tornam viável à medida que há uma integração dos fisioterapeutas e da equipe multiprofissional, colaborando diretamente com médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde que garanta uma abordagem personalizada para cada paciente, otimizando os resultados clínicos e reduzindo o tempo de internação”, explica Rodrigo.

Exercícios são personalizados diante da necessidade de cada paciente e são fundamentais para que estes retornem às suas rotinas após conquistarem alta hospitalar. Foto: Gleison Luz/Fundhacre

“Desse modo, as atividades fisioterapêuticas são essenciais para o aprimoramento dos serviços de saúde no estado. E aqui na Fundhacre é um trabalho fundamental para a recuperação dos pacientes transplantados, que nos dá muito orgulho”, ressalta o fisioterapeuta.

Com cirurgias ocorrendo regularmente, a Fundhacre já alcançou a marca de 515 transplantes realizados. Além dos 88 transplantes de fígado, já são 96 transplantes renais e outros 331 de córnea, consolidando o estado como referência na Região Norte, atendendo não apenas acreanos, mas pacientes de todo o Brasil e exterior, referenciados via Sistema Único de Saúde.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreexercefisioterapiafundamentalHospitalarnotíciaspacientespapelRecuperaçãotransplantados

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.