quinta-feira, 22 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – Novo decreto reformula cronograma de isenção da carteira de identidade nacional no Acre – Noticias do Acre

02/07/2024
in Acre
Acre – Novo decreto reformula cronograma de isenção da carteira de identidade nacional no Acre – Noticias do Acre

A partir desta terça-feira, 2, entra em vigor o Decreto nº 11.512, que reformula o cronograma de isenção da carteira de identidade nacional (CIN) no Acre. A medida, assinada pelo governador Gladson de Lima Cameli, visa melhorar o gerenciamento do fluxo operacional da emissão do documento, cuja validade das identidades emitidas antes da implantação da CIN se estende até 2032.

Novo decreto altera o Decreto nº 11.092, de 25 de julho de 2022, que regulamentava a expedição do novo modelo de carteira de Identidade no estado, ajustando o cronograma de renovação. Foto: arquivo/PCAC

O delegado-geral da Polícia Civil do Acre, Henrique Maciel, destacou a importância da reformulação. “Essa atualização é crucial para garantir uma transição mais organizada e eficiente para o novo modelo de identidade, assegurando que todos os cidadãos possam ter acesso ao documento dentro de um prazo adequado”, afirmou Maciel.

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Júnior César da Silva, um dos benefícios do novo cronograma é que traz um planejamento mais claro e facilita o processo de isenção, especialmente para aqueles que ainda possuem o modelo antigo. Isso também diminui a pressão sobre os órgãos emissores, permitindo um atendimento mais ágil e eficaz.

“As identidades atuais, antes da CIN, tem a validade até ano de 2032. Assim, de forma gradual, o Instituto de Identificação da PCAC irá atualizar todos os Registros Gerais (RGs) do estado”, explicou Júnior César da Silva.

As condições para a isenção das taxas, que custam R$ 106,60, continuam as mesmas  conforme estabelecido em legislações anteriores. A isenção aplica-se nos casos de erro material por culpa do órgão emissor, primeira via no estado, validade não prevista em lei, e para carteiras de identidade danificadas ou extraviadas por desastres naturais, mediante apresentação de Boletim de Ocorrência.

Anexo Único do novo decreto estabelece as seguintes datas para a isenção das carteiras de identidade:

  • Identidades emitidas entre 01/01/1920 e 31/12/2002: isenção a partir de 01/01/2026
  • Identidades emitidas entre 01/01/2003 e 31/12/2006: isenção a partir de 01/01/2027
  • Identidades emitidas entre 01/01/2007 e 31/12/2009: isenção a partir de 01/01/2028
  • Identidades emitidas entre 01/01/2010 e 31/12/2012: isenção a partir de 01/01/2029
  • Identidades emitidas entre 01/01/2013 e 31/12/2015: isenção a partir de 01/01/2030
  • Identidades emitidas entre 01/01/2016 e 31/12/2019: isenção a partir de 01/01/2031
  • Identidades emitidas entre 01/01/2020 e 31/12/2022: isenção a partir de 01/01/2032

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcrecarteiraCronogramadecretoidentidadeisençãonacionalnotíciasNOVOreformula

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.