Mais uma oficina gastronômica foi concluída pelo Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec), por meio da Escola de Gastronomia. Após a última aula prática, a turma composta por 23 mulheres foi certificada na manhã de quinta-feira, 11, no centro da Rede Ieptec na Cidade do Povo, em Rio Branco.
A Oficina de Tortas Geladas foi a segunda da série de capacitações que estão sendo ministradas para a população de Rio Branco interessada em se profissionalizar no segmento. As formações integram o projeto Oficinas da Culinária Brasileira com Produtos Regionais, idealizado pela equipe da escola.
Nos três dias de aulas práticas, as alunas aprenderam a preparar tortas geladas de abacaxi, cupuaçu e banana, além de muitas técnicas para os preparos das massas, coberturas e recheios diversos. “Na aula de encerramento, fizemos dois tipos de recheios, além da torta de banana. E, assim, concluímos a oficina, que teve a participação ativa das alunas”, relatou o professor Arlisson Moura.
A coordenadora da Escola de Gastronomia, Marineide Diógenes, expressou alegria pela conclusão de mais uma turma. “É uma satisfação entregar esses 23 certificados em mais uma de nossas oficinas do projeto. Aproveito para convidar toda a população de Rio Branco a participar das demais capacitações, que iremos ofertar em breve”, disse.
Presente na certificação, o presidente do Ieptec, Alírio Wanderley, falou sobre a importância de ações como essa para impulsionar o empreendedorismo local: “Fico muito feliz com chega a conclusão dos nossos cursos e oficinas, que são coroados com a certificação, como agora. As nossas capacitações privilegiam principalmente as pessoas de baixa renda, que devem fazer uso do conhecimento adquirido aqui para fazer uma renda ou, quem sabe, montar seu próprio negócio”.
Clemilda Castro foi aluna na oficina e já atua como confeiteira em um supermercado da cidade. Moradora do bairro Vila Acre, a confeiteira não pensou duas vezes em fazer sua inscrição na oficina. “Amei o curso. Foi um aprendizado muito bom. Eu já conheço um pouco de doces, mas queria me aperfeiçoar mais”, aprovou.
A próxima oficina será a da banana, nos dias 22, 23 e 24 de julho, com 25 vagas. As demais oficinas do projeto, que devem ser realizadas em agosto e setembro, utilizarão mandioca e milho como principais ingredientes regionais das receitas.