Na 39ª edição do podcast Folha Nobre, Antonielly Rotolli, idealizadora do movimento Mulheres do Agro Rondônia, compartilhou sua inspiradora trajetória e o impacto significativo de seu trabalho no setor agrícola. O apresentador Glerison Sousa deu início à conversa destacando a importância do projeto e da presença de Antonielly no programa, prometendo um bate-papo repleto de conhecimento e inspiração.
Antonielly Rotolli, natural de Amambai, Mato Grosso do Sul, mudou-se para Rondônia em 2013 em busca de novas oportunidades. Ela detalhou como sua família escolheu Alto Paraíso para iniciar uma nova vida. “Desde que eu pisei aqui no estado, que eu desci lá em Alto Paraíso, eu falei, não, realmente aqui é o meu lugar, aqui é o lugar que eu quero e eu escolhi pra progredir, pra prosperar, é um lugar, uma terra realmente muito abençoada, que eu só tenho gratidão por estar aqui hoje.”
Antonielly relatou os desafios iniciais, como a infraestrutura precária e a logística complicada, mas destacou a resiliência e a determinação que a levaram ao sucesso. “Nós focamos literalmente no nosso negócio, na nossa propriedade e conseguimos fazer e alcançar os objetivos que a gente tem hoje.”
Uma das histórias mais emocionantes foi a criação do movimento Mulheres do Agro Rondônia. Antonielly contou como a ideia surgiu após uma viagem a um congresso nacional em São Paulo, acompanhada por Beatriz Rosa, cofundadora do movimento. “Nós chegamos e reunimos, marcamos um encontro pelo WhatsApp com 15 mulheres pra contar como que ocorreu essa nossa ida a São Paulo. Aí de 15 foi pra 20, de 20 foi pra 50, de 50 foi pra 100. Aí eu falei, opa, menos de 30 dias.”
O movimento cresceu rapidamente, e o primeiro encontro oficial reuniu mais de 150 mulheres, um sucesso que evidenciou a necessidade de um espaço para capacitação e apoio mútuo. “Nós não queríamos ser reconhecidas como um grupo sem objetivo. Desde então, desde quando eu sentei com a Bia, que a gente criou as diretrizes do movimento, nós falamos não. A gente tem o objetivo de capacitar essas mulheres, de trazer conhecimento para elas.”
Hoje, o Mulheres do Agro Rondônia conta com mais de 6.000 seguidores no Instagram e realiza eventos importantes para a capacitação e fortalecimento das mulheres no setor agropecuário. Antonielly compartilhou o sucesso do último evento, que reuniu mais de 450 mulheres e focou em gestão e tributação.
A influência e o reconhecimento do movimento chegaram a nível nacional. Antonielly recebeu recentemente um convite para ser vice-presidente das Mulheres do Agro do Brasil pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA). “Eu recebi a notícia, fui convidada a ser vice-presidente das Mulheres do Agro do Brasil pela Confederação Nacional da Agricultura. Então pra mim é um motivo de muito orgulho, está representando o nosso estado, querendo ou não, é um canal direto que a gente pode levar do produtor, as demandas do produtor até a Confederação Nacional da Agricultura.”
Durante a entrevista, Antonielly enfatizou a importância da união entre produtores e a desmistificação de preconceitos sobre o setor agrícola. “Nós precisamos das outras culturas, nós precisamos do café, nós precisamos da horta, do alface, nós precisamos do leite, dos ovos, enfim. Então, eu acho que nós, enquanto produtores, nós precisamos viver em harmonia.”
Antonielly também abordou os desafios logísticos e a necessidade de políticas públicas que apoiem os produtores. “A gente tem problemas com logística. Nós temos problemas portuários gravíssimos porque a produção do estado de Rondônia aumentou… Então, eu vejo com muita preocupação, tem muitos pontos que nós precisamos melhorar aqui no Estado para o Estado realmente decolar.”
Ao final da entrevista, Antonielly participou de uma rodada de perguntas rápidas, compartilhando sua visão sobre trabalho, família, sonhos e inspirações. Ela deixou uma mensagem de união e resiliência para todos os produtores e mulheres do agro, destacando a importância da representatividade e do apoio mútuo.
Para assistir à entrevista completa, acesse o vídeo abaixo. Os cortes selecionados estarão disponíveis no Instagram @folhanobre. Não perca a oportunidade de conhecer mais sobre o movimento Mulheres do Agro e a história inspiradora de Antonielly Rotolli.