O Instituto Socioeducativo do Estado do Acre (ISE), em parceria com a Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos (SEASDH) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), por meio do Centro Integrado de Apoio Biopsicossocial (Ciab), participou dos Jogos Intermunicipais Socioeducativos, realizados nos dias 29 e 30 de julho, em Ji-Paraná, no estado de Rondônia.
Os Jogos Intermunicipais Socioeducativos (JIS) visam transformar a vida de muitos jovens. Organizado pelo governo de Rondônia e realizado pela Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fease), o evento ocorreu no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Ji-Paraná, uma unidade modelo de Rondônia. A competição reúne 57 adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, provenientes de vários municípios do estado, como Ariquemes, Cacoal, Rolim de Moura, Ji-Paraná, Porto Velho e Vilhena, além de nove representantes dos estados vizinhos do Acre e Roraima.
Os jovens competiram em cinco modalidades esportivas: atletismo, futsal, xadrez, tênis de mesa e natação. Esses esportes foram selecionados por sua capacidade de promover o trabalho em equipe, disciplina e o desenvolvimento físico e mental dos participantes.
O ISE conquistou o 1º lugar na modalidade de tênis de mesa, tanto nas categorias feminina quanto masculina, e o 3º lugar no futsal.
“O JIS deste ano ocorre paralelamente aos Jogos Escolares de Rondônia (Joer). Iniciamos com uma modalidade e agora temos cinco, transformando o Case oficialmente na Vila Olímpica do Sistema Socioeducativo do estado de Rondônia”, declarou Antônio Francisco Gomes Silva, presidente da Fease.
“Esses jogos são importantes porque oferecem uma oportunidade para os adolescentes se destacarem, mostrando seus talentos e aprendendo valores como respeito, perseverança e espírito esportivo. No ano passado viemos como espectadores, e desta vez, estamos competindo. Quero parabenizar o governo de Rondônia pelo evento e pelo convite”, enfatizou o presidente do ISE, Mário Cesar Freitas.
“Quero expressar meu orgulho pelo comportamento, disciplina e educação dos nossos adolescentes durante a viagem de Rio Branco até aqui e ao longo dos jogos. Isso nos motiva a buscar mais oportunidades para vocês. Isso é socioeducação. Agradeço ao governo do Acre pelo apoio e pela oportunidade,” concluiu o presidente.
“Participar desses jogos me deixa muito feliz. Estou honrado por ganhar essa medalha para o ISE e para o Acre. Alcançamos o 1º lugar no tênis de mesa. Agradeço ao ISE por me proporcionar essa experiência única na minha vida”, comentou o adolescente E.G.
Esta é a primeira vez que adolescentes do sistema socioeducativo do Acre participam de uma competição fora do estado.