A segunda maior feira de agronegócios do Acre se encerrou neste domingo, 4, superando as expectativas tanto de visitas como de negócios durante os cinco dias de realização, no estádio Arena do Juruá, em Cruzeiro do Sul. Este ano, o evento contou com uma megaestrutura que, assim como em edições anteriores, foi transmitida ao vivo por todos os canais oficiais do Sistema Público de Comunicação do Acre.
O saldo desse trabalho foi mais de 36 horas de transmissão ao vivo, 75 reportagens publicadas e mais de 340 produções para as redes sociais. Além disso, as pessoas também puderam acompanhar as notícias pelas rádios, por meio de uma força-tarefa para levar todas as informações a quem mais interessa: o público.
Uma equipe de 23 profissionais se deslocou de Rio Branco para reforçar o time da Secretaria de Comunicação (Secom) no Vale do Juruá. Foram cinegrafistas, repórteres, fotógrafos, radialistas, publicitários, motoristas, agentes administrativos e de logística, todos envolvidos em levar as informações em tempo real e dar visibilidade a toda a organização e ao resultado dela no impacto dos negócios durante o evento.
“A cada ano, o governo tem ampliado os eventos que promove, em especial a Expoacre Juruá, que tem tomado uma proporção maior e mais organizada. O governo do Estado vem investindo muito fortemente na estrutura para a realização desse evento e a Comunicação não é diferente, cada ano a gente se esforça bastante para corresponder à altura do investimento que o Estado tem feito nessa região”, destaca Nayara Lessa, secretária de Comunicação.
Segundo a gestora, a cobertura jornalística contou, ao todo, com o envolvimento de 41 servidores. “De cada área trouxemos profissionais para agregar a esse grande time e levar para a população todas as informações da feira, toda parte de agronegócios, investimentos e de prestação de serviços de algumas secretarias. Tudo isso o público tem que saber, essas informações têm que chegar para a população e isso só acontece por meio da Secretaria de Comunicação”, reforça.
Além das produções para alimentar site, rádio e as redes sociais do governo, cabe à Secretaria de Comunicação a produção de materiais que são distribuídos para as emissoras locais. Para o resultado esperado, é preciso agilidade e o empenho de todos, para que tudo seja feito dentro do tempo previsto.
“Além de levar essas informações, a gente subsidia a imprensa por meio de matérias, fotos e vídeos, captamos todas essas imagens e distribuímos para as emissoras de televisão. De tudo o que vai acontecendo, imediatamente antes de encerrar o evento, estamos com matéria no ar e vídeo. Se não tiver esse imediatismo logo após o evento ou antes do evento, perde-se o timing da notícia”, explica a titular da pasta.
Hotsite, rádios e redes
Para reunir todas essas informações, a Agência de Notícias criou um hotsite onde se pode acessar tudo que foi produzido durante o evento. Durante os cinco dias, foram 53 reportagens publicadas nesse espaço, mas, ao todo, 75 matérias foram divulgadas sobre a Expoacre Juruá.
O editor-chefe da Agência de Notícias, que também coordenou os trabalhos durante a cobertura no Juruá, Elenilson Oliveira, falou sobre a importância da integração das equipes para que as informações cheguem ao maior número de pessoas.
“Com nossa equipe de repórteres, fotógrafos, cinegrafistas, nós produzimos matérias, não só nos cinco dias do evento, mas durante os preparativos e também após, com os balanços. De forma integrada, a nossa equipe se somou às demais mídias do governo, prestando suporte e produzindo conteúdos também para o rádio, redes sociais e transmissão ao vivo. Essa é a forma de trabalhar da Secom, com integração, compromisso e responsabilidade com as informações divulgadas”, relata.
O marketing digital contou com 341 produções, entre cards, reels e stories, que alcançaram 253 mil pessoas. Já as mais de 36 horas de transmissão ao vivo foram assistidas por 25 mil pessoas, números que seguem aumentando, de acordo com os acessos.
As rádios que compõem o Sistema Público de Comunicação também expandiram suas ondas para que chegassem todas as informações ao público-alvo. O coordenador de Jornalismo das rádios, Jefson Dourado, narra como foi esse trabalho.
“Tivemos um bloco de dez minutos em cada um dos três jornais das rádios, com informações exclusivas da Expoacre Juruá. Isso na quarta, quinta, sexta e segunda-feira. Já em todos os dias do evento, por duas horas cada noite, tivemos, na Aldeia FM de Cruzeiro do Sul, transmissões diárias com entrevistas e informações. Em rede, para todo o estado, cada noite tivemos três flashes durante a feira”, contabiliza.
Para quem trabalha no evento, o sentimento é de dever cumprido. Eliel Mesquita, repórter e coordenador de Jornalismo no Juruá, fala da experiência, pela segunda vez, de trabalhar nessa cobertura.
“Atuar na divulgação da maior feira de agronegócio e de entretenimento do Vale do Juruá foi uma experiência de valor imensurável. Sinto-me um privilegiado ao poder contar histórias da minha terra para o mundo. Como integrante do time de comunicação do governo, vejo que, mais uma vez, entregamos ao público um material de qualidade, com foco na divulgação da rica cultura da região. A 19ª edição da Expoacre Juruá foi um sucesso, e a repercussão positiva nas ruas de Cruzeiro do Sul e nas redes sociais comprovam isso. A população local agradece ao governo pelo olhar especial”, salienta.
Emily Vitória, repórter e social media na Secom, também estava na cobertura pelo segundo ano. “Sempre é uma experiência incrível. Eu trabalho na parte do marketing, então é muito intenso, mas também muito gratificante, quando vejo as pessoas comentando nas redes sociais falando que estão gostando do conteúdo apresentado”, conta.
De acordo com Marcos Lameira, superintendente do Sebrae no Acre, instituição parceira do governo na organização da feira, a Expoacre Juruá 2024 vai entrar para a história, em razão das melhorias e mudanças para a edição. “É uma parceria fortificada e saudável do Sebrae com o governo do Acre, e o resultado é tudo isso que o público pode perceber: a melhoria do ambiente de negócios e o fortalecimento dos pequenos negócios, cada vez mais trazendo satisfação, melhoria na qualidade de vida das pessoas e resultado econômico”.