sexta-feira, 9 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

IBGE – Em junho, vendas no varejo caem 1,0%

13/08/2024
in Notícias

Em junho de 2024, o volume de vendas do comércio varejista recuou 1,0% na comparação com maio, na série com ajuste sazonal. No mês anterior, a variação havia sido de 0,9%. A média móvel trimestral variou 0,2% no trimestre encerrado em junho.



Período
Varejo
Varejo Ampliado


Volume de vendas
Receita nominal
Volume de vendas
Receita nominal


Junho / Maio*
-1,0
-0,1
0,4
0,8


Média móvel trimestral*
0,2
0,4
0,0
0,7


Junho 2024 / Junho 2023
4,0
9,0
2,0
6,0


Acumulado 2024
5,2
8,3
4,3
6,7


Acumulado 12 meses
3,6
5,9
3,5
5,5


*Série COM ajuste sazonalFonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas

Na série sem ajuste sazonal, o comércio varejista subiu 4,0% em relação a junho de 2023, 13ª taxa consecutiva no campo positivo. O acumulado no ano chegou a 5,2% enquanto o acumulado nos últimos 12 meses ficou em 3,6%.
No comércio varejista ampliado, que inclui veículos, motos, partes e peças, material de construção e atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo, o volume de vendas variou 0,4% na série com ajuste sazonal. A média móvel trimestral apresentou estabilidade (0,0%). Na série sem ajuste sazonal, o varejo ampliado cresceu 2,0%, acumulando no ano alta de 4,3% ante o mesmo período de 2023 e de 3,5% em 12 meses.
Quatro das oito atividades recuam na comparação com maio
Em junho, o comércio varejista brasileiro caiu 1,0% na comparação com o mês anterior, após o crescimento registrado em maio (0,9%). Em termos setoriais, houve equilíbrio entre taxas positivas e negativas, com metade das atividades ficando no campo positivo e a outra metade com resultados negativos: Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-2,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (-1,8%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,9%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-0,3%) tiveram resultados negativos. Já Combustíveis e lubrificantes (0,6%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (1,2%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (1,8%) e Móveis e eletrodomésticos (2,6%) cresceram no período.



Tabela 1 – BRASIL – INDICADORES DO VOLUME DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:Junho 2024


ATIVIDADES
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR
ACUMULADO


Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)


ABR
MAI
JUN
ABR
MAI
JUN
NO ANO
12 MESES


COMÉRCIO VAREJISTA (2)
0,8
0,9
-1,0
2,1
7,8
4,0
5,2
3,6


1 – Combustíveis e lubrificantes
2,1
-3,1
0,6
1,8
-4,0
-4,1
-1,9
-3,2


2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo
1,6
0,5
-2,1
-1,3
10,2
3,5
6,0
5,3


2.1 – Super e hipermercados
2,6
0,9
-2,7
-1,1
11,2
4,0
6,6
5,7


3 – Tecidos, vest. e calçados
-1,5
1,9
-0,9
-3,7
2,0
0,1
-0,4
-0,5


4 – Móveis e eletrodomésticos
2,6
-1,1
2,6
7,9
2,0
6,7
2,5
2,2


4.1 – Móveis
-
-
-
10,0
5,8
11,4
4,1
0,3


4.2 – Eletrodomésticos
-
-
-
7,6
1,3
5,0
2,3
3,9


5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria
0,8
0,8
1,8
19,0
13,5
15,1
14,0
10,4


6 – Livros, jornais, rev. e papelaria
-0,4
0,1
-0,3
2,4
-9,0
-8,1
-7,6
-8,7


7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação
13,4
-9,0
1,2
16,2
-0,5
4,7
3,0
3,9


8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico
0,0
1,0
-1,8
4,4
14,1
7,6
7,7
-1,2


COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)
-0,9
0,7
0,4
5,0
4,9
2,0
4,3
3,5


9 – Veículos e motos, partes e peças
1,8
-2,6
3,9
29,0
10,6
7,0
12,2
11,5


10- Material de construção
2,2
-2,7
4,8
16,6
-1,3
3,9
2,0
0,9


11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo
 
 
 
-12,6
-8,0
-11,5
-6,5
-0,9


Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas1) Séries com ajuste sazonal.

No âmbito do comércio varejista ampliado a atividade de Veículos e motos, partes e peças cresceu 3,9% em junho com relação a maio, enquanto o setor de Material de construção obteve alta de 4,8%.
Seis atividades do varejo crescem frente a junho de 2023
Em relação a junho de 2023, seis dos oito setores investigados ficaram no campo positivo: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (15,1%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,6%), Móveis e eletrodomésticos (6,7%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (4,7%), Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (3,5%) e Tecidos, vestuário e calçados (0,1%).
No campo negativo ficaram Combustíveis e lubrificantes (-4,1%) e Livros, jornais, revistas e papelaria (-8,1%).
No comércio varejista ampliado, ocorreu crescimento em duas das três atividades complementares: Veículos e motos, partes e peças (7,0%) e Material de construção (3,9%). De maneira oposta, Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu (-11,5%).



Tabela 2 – BRASIL – INDICADORES DA RECEITA NOMINAL DE VENDAS DO COMÉRCIO VAREJISTA E COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO, SEGUNDO GRUPOS DE ATIVIDADES:Junho 2024


ATIVIDADES
MÊS/MÊS ANTERIOR (1)
MÊS/IGUAL MÊS DO ANO ANTERIOR
ACUMULADO


Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)
Taxa de Variação (%)


ABR
MAI
JUN
ABR
MAI
JUN
NO ANO
12 MESES


COMÉRCIO VAREJISTA (2)
0,3
1,1
-0,1
4,5
11,5
9,0
8,3
5,9


1 – Combustíveis e lubrificantes
1,0
-1,1
1,4
5,0
4,0
9,1
2,2
-1,2


2 – Hiper, supermercados, prods. alimentícios, bebidas e fumo
2,0
2,2
-2,0
1,0
13,4
8,0
8,7
7,0


2.1 – Super e hipermercados
2,2
2,7
-2,5
1,2
14,3
8,4
9,3
7,5


3 – Tecidos, vest. e calçados
-0,9
2,5
-0,9
-1,9
4,0
1,7
1,7
3,1


4 – Móveis e eletrodomésticos
2,1
-1,2
3,1
6,1
0,6
5,9
1,1
0,3


4.1 – Móveis
-
-
-
11,5
6,3
11,3
5,3
2,7


4.2 – Eletrodomésticos
-
-
-
4,3
-1,3
4,1
-0,2
0,2


5 – Artigos farmaceuticos, med., ortop. e de perfumaria
0,6
1,3
2,3
25,2
18,8
21,5
20,4
17,0


6 – Livros, jornais, rev. e papelaria
0,9
-1,1
0,3
11,1
-1,6
-0,4
0,6
-0,3


7 – Equip. e mat. para escritório, informatica e comunicação
9,7
-7,9
1,9
10,7
-4,6
1,9
-1,0
-1,8


8 – Outros arts. de uso pessoal e doméstico
0,6
0,7
-1,7
6,8
16,5
10,3
10,6
2,4


COMÉRCIO VAREJISTA AMPLIADO (3)
-0,6
1,9
0,8
7,0
7,7
6,0
6,7
5,5


9 – Veículos e motos, partes e peças
1,9
-2,6
3,1
27,3
9,5
7,4
11,3
11,4


10- Material de construção
2,1
-3,4
6,2
15,2
-1,8
3,9
1,5
0,5


11- Atacado Prod.Alimen.,Beb. e Fumo
 
 
 
-7,0
-2,7
-5,2
-1,1
2,9


Fonte: IBGE, Diretoria de Pesquisas, Coordenação de Estatísticas Conjunturais em Empresas 1) Séries com ajuste sazonal.

A atividade de Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou elevação de 15,1% nas vendas frente a junho de 2023, 16º mês consecutivo registrando aumento. A comparação interanual para junho de 2024 foi a terceira maior em magnitude da série positiva dos últimos meses, sendo menor apenas do que a variação de abril (19,0%) e fevereiro (18,5%) de 2024. Além disso, o setor exerceu, em junho, a segunda maior contribuição no campo positivo para o varejo, somando 1,5 p.p. ao total de 4,0%. No primeiro semestre de 2024 a atividade acumulou 14,0% de crescimento, resultado similar até maio (13,8%), indicando estabilidade no ritmo de ganhos. Nos últimos 12 meses o cenário é equivalente: 9,5% até maio contra 10,4% até junho.
O grupo de Outros artigos de uso pessoal e doméstico, que engloba lojas de departamentos, óticas, joalherias, artigos esportivos, brinquedos, entre outros, apresentou, no indicador interanual, alta nas vendas (7,6%) pelo quinto mês consecutivo: o último mês a registrar queda foi janeiro de 2024 frente a janeiro de 2023 (-2,1%). Em junho, o setor exerceu a terceira maior influência na soma das contribuições do varejo, adicionando 0,6 p.p no total de 4,0% do indicador interanual. Com isso, o setor acumula 7,7% no primeiro semestre de 2024, mesmo patamar de ganhos acumulados até maio (7,7%). Em relação ao acumulado dos últimos 12 meses, o resultado até junho de 2024 foi o menos intenso no campo negativo de uma sequência de 25 meses registrando perdas: -1,2%.
Já no caso de Móveis e eletrodomésticos, o setor apresentou alta de 6,7% nas vendas frente a junho de 2023, terceiro resultado no campo positivo consecutivo na comparação do mês contra o mesmo mês do ano anterior: 7,9% em abril e 2,0% em maio. Em relação ao acumulado no ano até junho, ao passar de 1,7% até maio para 2,5% no primeiro semestre de 2024, a atividade mostra aceleração no ritmo de crescimento. Em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses, o cenário é de estabilidade: 2,0% até maio para 2,2% até junho de 2024.
O grupamento de Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação apresentou alta de 4,7% nas vendas, frente a junho de 2023, invertendo taxa negativa registrada em maio (-0,5%). Em relação ao acumulado no ano até junho, o resultado foi positivo (3,0%) na comparação com o mesmo período de 2023, acima do acumulado até maio (2,7%). Em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 2,8% até maio para 3,9% até junho, o setor mostrou aumento do ritmo de crescimento.
O setor de Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, com a entrada dos dados de junho de 2024, chega ao segundo mês consecutivo de alta no indicador interanual: 3,5% nas vendas em junho de 2024 frente a junho de 2023. Nos últimos 23 meses, apenas em abril de 2024 houve queda (-1,3%) na comparação mês contra mesmo mês do ano anterior. Ainda para este indicador, a atividade exerceu a maior influência dentre todos os oito setores do varejo: 1,9 p.p. dos 4,0% de crescimento total. No primeiro semestre de 2024 o setor acumulou crescimento de 6,0%, abaixo do patamar de acúmulo até maio (6,5%). No acumulado de 12 meses, o cenário é de estabilidade de ganhos: 5,3% tanto até maio quanto até junho.
Já Tecidos, vestuário e calçados demonstrou estabilidade em vendas em junho de 2024 frente a junho de 2023 (0,1%), após registrar crescimento em maio (2,0%). O primeiro semestre de 2024 acumulou perdas de 0,4% com relação ao mesmo período de 2023, resultado igual ao encontrado nos cinco primeiros meses do ano: -0,4%. Nos últimos 12 meses o cenário também indica perdas: -1,1% até maio contra -0,5% até junho.
O setor de Combustíveis e lubrificantes registrou queda de 4,1% nas vendas frente a junho de 2023, segundo resultado negativo consecutivo no volume. No indicador interanual, a atividade foi a única a contribuir negativamente à composição das contribuições setoriais: -0,5 p.p. Nos primeiros seis meses de 2024 o setor acumula -1,9% de perdas em relação ao mesmo período de 2023, resultado mais intenso, no campo negativo, que o acumulado até maio (-1,4%). Nos últimos 12 meses, a atividade também registra perdas: -2,3% até maio e -3,2% até junho.
O resultado interanual para Livros, jornais, revistas e papelaria foi negativo em 8,1% nas vendas de junho de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior. Este foi o segundo mês que o setor apresenta redução para este indicador: -9,0% em maio de 2024. Ao longo dos últimos 17 meses, o único mês a registrar variação positiva foi abril (2,4%). No semestre, a perda acumulada foi de 7,6%, mesmo patamar que o resultado acumulado até maio (-7,5%). Nos últimos 12 meses, o resultado foi -8,7% até junho, menor em 0,5 p.p. com relação ao resultado até maio de 2024 (-8,3%).
No varejo ampliado, Veículos e motos, partes e peças cresceu 7,0% em vendas frente a junho de 2023, mantendo trajetória positiva registrada nos 13 meses anteriores. O setor contribuiu com 1,3 p.p. da variação de 2,0% do varejo ampliado em junho de 2024, a segunda maior, no campo positivo, dentre as 11 atividades pesquisadas. No ano o setor acumula 12,2% em relação ao mesmo período do ano anterior, resultado inferior ao acumulado até maio (13,4%). Em termos de resultado acumulado nos últimos 12 meses, ao passar de 12,4% até maio para 11,5% até junho, o setor também mostrou desaceleração de intensidade de crescimento.
O resultado interanual para Material de construção foi positivo em 3,9%, invertendo resultado negativo em maio. Nos últimos meses a trajetória do indicador interanual em volume da atividade vem experienciando inversões frequentes de sinal: +5,0% em fevereiro; -9,5% em março; 16,6% em abril; -1,3% em maio; e 3,9% nas vendas de junho frente a junho de 2023. No ano o setor acumula 2,0% de crescimento, acima do patamar de ganhos registrado até maio (1,7%). No acumulado nos últimos 12 meses, houve aumento dos perdas pelo terceiro mês seguido: 0,3% até abril, 0,4% até maio e 0,9% até junho.
O setor de Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo alcançou o quarto mês consecutivo de queda na comparação interanual: -22,6% em março; -12,6% em abril; -8,0% em maio; e -11,5% em junho. O setor exerceu a principal influência no campo negativo para o cálculo do varejo ampliado, somando -2,3 p.p. ao total de +2,0%. Com isso, o primeiro semestre de 2024 acumula perdas de 6,5%, mais intensas que o resultado até maio (-5,5%). Na leitura dos últimos 12 meses, o acumulado até junho representou uma inversão na trajetória de ganhos, que passa a ser negativo: -0,9%.
Comércio varejista cresce 5,2% no primeiro semestre de 2024
No primeiro semestre de 2024, em relação ao mesmo período de 2023, o comércio varejista acumulou crescimento de 5,2%, quinta taxa positiva após resultado de -3,0% no segundo semestre de 2021. O varejo ampliado, por sua vez, apresentou crescimento pelo terceiro período consecutivo: -1,4% no 2º semestre de 2022; 2,2% no 1º semestre de 2023; 2,6% no 2º semestre de 2023; e 4,3% no 1º semestre de 2024.
Na análise por setores, o primeiro semestre de 2024, na comparação contra mesmo semestre do ano anterior, registrou crescimento em cinco atividades do comércio varejista: Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (14,0%); Outros artigos de uso pessoal e doméstico (7,7%); Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (6,0%); Equipamentos e material para escritório informática e comunicação (3,0%); e Móveis e eletrodomésticos (2,5%). Por outro lado, três setores fecharam o semestre no campo negativo: Tecidos, vestuário e calçados (-0,4%); Combustíveis e lubrificantes (-1,9%); e Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,6%). Já em relação ao comércio varejista ampliado, Veículos e motos, partes e peças fechou o primeiro semestre de 2024 no campo positivo (12,2%), Material de construção apresentou alta (2,0%) e Atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo teve queda (-6,5%).
Comparado a maio, vendas caem em 20 unidades da federação em junho
Na passagem de maio de para junho de 2024, na série com ajuste sazonal, o comércio varejista teve predominância de resultados negativos, 20 das 27 Unidades da Federação, com destaque para: Amapá (-8,7%), Bahia (-2,8%) e Tocantins (-2,7%). Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 7 das 27 unidades da federação, com destaque para: Paraíba (2,4%), Rio Grande do Sul (1,8%) e Rondônia (1,0%).
No comércio varejista ampliado, a variação entre maio e junho de 2024 teve resultados positivos em 15 das 27 Unidades da Federação, com destaque para Rio Grande do Sul (13,8%), Mato Grosso do Sul (4,8%) e Paraíba (4,5%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 11 das 27 das Unidades da Federação, com destaques para: Amapá (-9,4%), Tocantins (-4,1%) e Acre (-2,7%). Sergipe teve estabilidade (0,0%) no indicador mês contra mês imediatamente anterior.
Em relação a 2023, vendas sobem em 25 unidades da federação
Frente a junho de 2023, a variação das vendas no comércio varejista, no corrente mês, teve predominância de resultados positivos, em 25 das 27 unidades da federação, com destaque para: Paraíba (16,4%), Amapá (13,5%) e Rio Grande do Sul (11,0%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 2 das 27 unidades da federação: Rio de Janeiro (-0,5%) e Espírito Santo (-1,8%).
Já no comércio varejista ampliado, a variação entre junho de 2024 e junho de 2023 também mostrou predomínio de resultados positivos, em 21 das 27 unidades da federação, com destaque para: Paraíba (12,5%), Rio Grande do Sul (11,5%) e Goiás (11,3%). Por outro lado, pressionando negativamente, figuram 6 das 27 unidades da federação, com destaque para: Pará (-8,3%), Tocantins (-3,7%) e Mato Grosso (-3,1%).
Palavras-chave: Em junho, vendas no varejo caem 1, 0%



Your browser does not support the video tag.

IBGE

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: caemIBGEJunhovarejoVendas

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.