terça-feira, 8 julho, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

São Paulo F.C. – Histórico de São Paulo x Nacional

14/08/2024
in São Paulo FC
São Paulo F.C. – Histórico de São Paulo x Nacional

Ao longo da história, foram dez partidas entre as duas equipes

O São Paulo inicia a fase eliminatória da CONMEBOL Libertadores 2024 enfrentando o Club Nacional de Fútbol, de Montevidéu, nesta quinta-feira, dia 15. Será o 11º confronto entre os dois times desde 1944, ano do primeiro embate, e a quinta disputa em partidas válidas pela principal competição do continente – e, neste caso, o Tricolor nunca perdeu.

A primeira excursão são-paulina para o exterior foi para o Uruguai, em 1944, quando o clube disputou o Torneio Quadrangular de Montevidéu no lendário estádio Centenário. O time de Leônidas, Luizinho e Remo, porém, não foi muito bem e, no jogo contra o Nacional, foi derrotado por 3 a 1 (o único gol tricolor foi marcado por Sastre).

Cena da partida de 1944 no Estádio Centenário

Antes de conseguir obter a primeira vitória contra os vizinhos do continente, o São Paulo ainda sofreu outro baque, em março de 1956, e, daquela vez, no Pacaembu. 4 a 3 para os uruguaios, em jogo válido pelo Torneio Internacional Roberto Gomes Pedroza.

A revanche, porém, veio ainda na mesma temporada. Em junho daquele ano, o Tricolor foi à casa do adversário e, graças a um gol de Maneca a um minuto de peleja, venceu por 1 a 0 a contenda da Taça do Atlântico.

Outro momento especial envolvendo São Paulo e Naci­onal ocorreu em 1960, quando o tricolor uruguaio foi convidado pelo paulista para tomar parte nas cerimônias oficiais de inauguração do Estádio do Morumbis, mais precisamente, para realizar a segunda partida oficial do local.

Com a presença de alguns ídolos de clubes coirmãos, como Julinho Botelho e Almir Pernambucano, os são-paulinos venceram por 3 a 0, com gols de Canhoteiro, de falta, e Gino Orlando (duas vezes).

Chute de Gino em um Morumbis ainda inacabado

Pouco tempo depois, em janeiro de 1961, os uruguaios tentaram a desforra em jogo válido pelo Torneio Octogonal Sul-Americano, no Centenário, mas mais uma vez não foram páreos para o Tricolor. Mesmo fora de casa, o São Paulo venceu por 2 a 0, gols de Paulo Lumumba e Agenor, no segundo tempo.

Da partida realizada em fevereiro de 1964, na pitoresca excursão à América Central, o São Paulo trouxe de El Salvador um empate por 1 a 1 e as boas lembranças de um ídolo local que vestiu a camisa são-paulina provisoriamente naquele período: Juan Barraza, o “Cariota”, que, inclusive, marcou o gol tricolor.

Contudo, os principais embates entre São Paulo e Nacional se deram pela CONMEBOL Libertadores. E esse capítulo foi aberto em 1992, também em confronto eliminatório de oitavas de final. No dia 28 de abril, mais uma vez no Centenário, o Tricolor de Raí, Müller, Palhinha e companhia fez valer a melhor qualidade técnica e venceu por 1 a 0, gol de Elivélton, mesmo com a expulsão do goleiro Zetti (Wanchope, do Nacional, também fora expulso, ambos aos 28 minutos da etapa final).

O jovem goleiro Alexandre, que teve que render a Macedo no jogo de ida, substituiu o suspenso Zetti no Morumbis e não fez feio. Com importantes defesas ajudou o São Paulo a derrotar o adversário por 2 a 0 (gols da dupla de zaga, Ronaldão e Antônio Carlos) e a se classificar para as quartas de final do torneio, o qual se sagraria campeão pela primeira vez pouco tempo depois.

O goleiro Alexandre em treinamento no CT da Barra Funda

A tristeza fica pelo fato que, dois meses depois, Alexandre faleceu em um acidente de carro no interior do Estado de São Paulo, abreviando a vida de uma excepcional pessoa e a carreira de um grande atleta.

Por fim, as últimas vezes em que os tricolores se encontraram foram na edição de 2008 da CONMEBOL Libertadores. No mesmo estádio em que o São Paulo enfrentará o Nacional em 2024, ambos os clubes empataram por 0 a 0 no dia 30 de abril de 2008: jogo de ida das oitavas de final. Com o resultado “positivo”, os são-paulinos tiveram tranquilidade para decidir a vaga em casa. No Morumbis, 2 a 0 para o Tricolor, com gols do imperador Adriano e de Dagoberto.

Foto: Rubens Chiri

Confira, abaixo, o histórico e demais dados estatísticos do confronto São Paulo x Nacional.

Por Michael Serra / Arquivo Histórico João Farah



São Paulo FC

Tags: F.ChistóriconacionalPauloSão

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.