sexta-feira, 30 maio, 2025
No Result
View All Result
Folha Nobre
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente
Folha Nobre
No Result
View All Result
Folha Nobre
No Result
View All Result

Acre – No Lide Brasil, vice-governadora Mailza Assis apresenta estratégias e resultados da política econômica do Acre na geração de emprego e renda

16/08/2024
in Acre
Acre – No Lide Brasil, vice-governadora Mailza Assis apresenta estratégias e resultados da política econômica do Acre na geração de emprego e renda

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, apresentou no painel “Desenvolvimento Regional gerando emprego e renda”, na 23ª edição do Fórum Empresarial Lide, considerado o mais representativo encontro empresarial do Brasil, nesta sexta-feira, 16, no Rio de Janeiro, resultados da política econômica do governo do Estado na geração de emprego e renda.

Debate reuniu 11 governadores de diferentes estados brasileiros para discutiu políticas públicas eficazes para impulsionar o crescimento econômico. Foto: Evandro Macedo/Lide

O debate, que reuniu 11 governadores de diferentes estados brasileiros, discutiu a importância de políticas públicas eficazes para impulsionar o crescimento econômico e evidenciou a diversidade de estratégias adotadas pelos estados brasileiros para promover o crescimento econômico, com foco em educação, inovação, sustentabilidade e parcerias público-privadas.

Fórum Empresarial Lide reuniu autoridades e empresários. O evento é considerado o mais representativo do setor produtivo. Na 23ª edição, mais de 300 líderes empresariais estiveram presentes. Foto: Evandro Macedo/Lide

Mailza destacou alguns dos avanços conquistados na gestão, como a ampliação dos serviços digitais do governo, a modernização de escolas, a distribuição de tablets, o reforço da merenda escolar, a adoção do mesmo material didático para mais de 145 mil alunos da rede pública estadual (o mesmo utilizado pelas grandes redes de ensino privado) e a Agenda Acre 10 Anos.

Mailza mencionou a rota do Quadrante Rondon, principal acesso ao Oceano Pacífico pelo Acre. Foto: Evandro Macedo/Lide

Mailza mencionou também que a rota do Quadrante Rondon, principal acesso ao Oceano Pacífico pelo Acre, como “Rota Celeiro do Brasil”, que ligará Rondônia e Acre ao portos de Lima, no Peru, é a saída para acesso aos portos chilenos e novos negócios com China e a Índia, e a alternativa que empresários brasileiros estão procurando para a oportunidade de escoar a produção do Norte.

Outro exemplo de sucesso apresentado vem  dos avanços dos serviços digitais do governo como forma de facilitar a vida do cidadão por meio da ampliação de serviços, e fortalecimento da transparência na gestão.

Isso permitiu ao Acre alcançar a segunda posição entre todos os estados do país no prêmio de gestão pública digital.

“Convidei os governos, investidores, empresários e os brasileiros em geral a conhecer o nosso Acre e investir em suas potencialidades. Importante essa integração, ao mesmo tempo que levamos e também conhecemos políticas de outros estados que podemos adotar na nossa região. Estamos determinados em assumir um papel de destaque na criação de oportunidades e geração de emprego e renda com novas parcerias”, enfatizou.

Acre e seus avanços econômicos 

O ano de 2023 foi um marco para o Acre. Foram criadas  4.562 novas vagas de emprego formais, e contratados mais de 3,3 mil novos trabalhadores para o serviço público.

Uma iniciativa que tem feito a diferença é o Programa de Compras Governamentais, o Comprac. Desde sua implementação, em 2022, tem facilitado a participação de micro e pequenas empresas locais em licitações governamentais. Ao priorizar fornecedores locais, o Comprac tem incentivado o crescimento dos negócios regionais, gerado empregos e aumentado a renda nas comunidades.

No campo do empreendedorismo, o estado também tem se destacado. Recentemente, ficou em 2º lugar no ranking nacional de saldo de empregos gerados por pequenos negócios, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Dados apontam que no primeiro semestre de 2024, foram criadas 2.420 novas vagas, demonstrando a vitalidade do setor e a eficácia das nossas políticas de apoio ao empreendedorismo.

A abertura do segundo dia de conferência contou ainda com a presença dos ministros Ricardo Lewandowski, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Os assuntos em pauta foram institucionalidade, democracia e segurança jurídica.

Ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, palestrou no painel “Institucionalidade, Democracia e Segurança Pública” e abordou a necessidade urgente de modernização das instituições brasileiras diante dos desafios contemporâneos. Foto: Evandro Macedo/Lide

À tarde, Mailza participou dos painéis “Os caminhos da inovação, tecnologia e da inteligência artificial”, “O impacto da transição energética para a evolução da qualidade de vida nas cidades” e  “A economia do Brasil e sua atratividade para investimentos.

Agência Acre

Compartilhe isso:

  • WhatsApp
  • Imprimir
  • Tweet
  • Telegram
  • Threads
Tags: AcreapresentaAssisBrasilEconômicaEmpregoestratégiasgeraçãoLideMailzapoliticarendaResultadosVicegovernadora

Podcast

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In

Add New Playlist

No Result
View All Result
  • Todas Notícias
  • Rondônia
  • PodCast
  • Expediente

Folha Nobre - Desde 2013 - ©

Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com o uso de cookies. Visite a página Política de Privacidade.