Em uma cerimônia fechada na sala de situação da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp/AC) foi realizada, nesta segunda-feira, 19, a formatura da segunda edição do Curso de Formação de Atendente de Serviços Emergenciais do 190/193, destinado a jovens da capital acreana.
O curso, que teve início no dia 5 de agosto, foi ofertado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e teve como objetivo integrar os jovens ao mercado de trabalho, preparando-os para lidar com chamadas de pessoas em pânico, vítimas em situações traumáticas e emergências, precisando priorizar as chamadas, identificar a gravidade das situações e, em alguns casos, fornecer orientações iniciais até que o suporte físico chegue ao local. Isso pode incluir desde instruções sobre primeiros-socorros até medidas de segurança para minimizar riscos.
A formanda do curso de serviços emergenciais, Larissa Moraes, destaca que o curso é uma grande oportunidade de trabalho e de abrir novos horizontes: “É uma ótima oportunidade de trabalho. Tivemos o curso, foi concluído com sucesso e agora vamos começar a atuar. Tivemos uma boa preparação e estamos prontos para atender toda a população”.
O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, José Américo Gaia, conta que o curso foi uma oportunidade para aumentar o efetivo dos servidores da área de atendimento emergencial do Centro Integrado de Comando e Controle (Cicc), pois cada minuto conta nos serviços de emergência: “O curso de atendimento de emergências é vital para garantir que os atendentes estejam bem preparados para prestar um serviço de alta qualidade e ajudar a salvar vidas em momentos críticos e de alta pressão”.
A diretora financeira da Segurança Pública, Marilda Moreira Brasileiro, explica que a parceria com o Senac se deu por meio de uma cooperação técnico-financeira voltada para o serviço que o órgão já administrava, que é o curso de teleatendimento: “E a preocupação da secretaria de segurança foi oportunizar geração de trabalho e renda para jovens, tanto em Rio Branco quanto em Cruzeiro do Sul. Essa parceria continua, e ainda deve trazer nessa primeira versão mais uma turma com praticamente 45 alunos”.
“Hoje foram formados 15 jovens, que estão prontas para serem contratadas, para fazerem parte do cadastro de reserva. A empresa que for contratada não terá mais preocupação em relação a curso com os futuros atendentes. Com certeza é algo novo para a secretaria. Vamos permanecer nesse modelo, de maneira que haverá pelo menos dois cursos por ano”, esclarece o coordenador do Cicc, tenente Francisco Fonseca.
O curso realizado presencialmente no CICC de Rio Branco é a segunda edição ocorrida no Estado. A primeira formou em 2 de agosto, 27 alunos residentes no município de Cruzeiro do Sul. Está prevista uma segunda turma de alunos para a capital, ainda este ano.